Curso de Letras da UFFS – Campus Realeza convida população para 3ª Movida Cultural Hispânica
O público será recepcionado pelos integrantes do projeto de extensão Grupo de Teatro La Broma e projeto cultural “Joaninha ou o que é”. Eles farão uma tela viva com a ilustração do quadro “A selva”, do pintor cubano Wilfredo Lam.

Publicado em: 23 de maio de 2014 14h05min / Atualizado em: 15 de março de 2017 13h03min

A quinta fase do curso de Letras: Português/Espanhol, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, promove a 3ª Movida Cultural Hispânica, na próxima quarta-feira (28), a partir das 19 horas, na Casa da Cultura de Realeza. O evento traz diversas oficinas, entre elas literatura e dança, além de variadas apresentações artísticas, envolvendo teatro e música. A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade.

O público será recepcionado pelos integrantes do projeto de extensão Grupo de Teatro La Broma e projeto cultural “Joaninha ou o que é”. Eles farão uma tela viva com a ilustração do quadro “A selva”, do pintor cubano Wilfredo Lam.

Logo após, no palco da Casa da Cultura, os alunos do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) de Realeza e de Santa Izabel do Oeste participarão de um jogo de interação, que consiste em responder questionamentos relacionados a características de países hispano-americanos. A cada resposta haverá uma apresentação artística, que pode ser de dança, teatro, ou até de música. A atividade conta com a participação do Grupo Acordos Vocais, vinculado ao projeto de extensão Intervalo Musical.

A partir das 21 horas, serão realizadas as seguintes oficinas: “Tango” e "Salsa"; Gêneros Musicais Hispano-americanos; Literatura Hispânica: Modernismo - Rubén Dário; Países hispano-americanos; Culinária típica; e Artes Plásticas.

Sobre a Movida

A 3ª Movida Cultural Hispânica tem como objetivo principal oferecer à comunidade do município de Realeza e região o contato com conhecimentos gerais sobre a cultura de países hispano-americanos, incentivando a compreensão social, artística e cultural do mundo Hispano.

O nome do evento faz referência a “La Movida”, movimento de contracultura espanhol, ocorrido no final dos anos 70 e começo dos 80, após 40 anos de ditadura sob o regime do general Francisco Franco. O movimento aconteceu em várias capitais espanholas e teve representantes em todas as áreas da vida cultural: na literatura, na pintura, na fotografia, no cinema, no teatro, na moda, entre outros.

A atividade será planejada e executada como parte das atividades avaliativas dos Componentes Curriculares Oficina de Projetos Interdisciplinares e Literatura Hispânica III do Curso de Letras, Campus Realeza.