Curso de Letras promove “Café com memórias” aos idosos do Centro Dia de Realeza

Publicado em: 10 de julho de 2014 11h07min / Atualizado em: 09 de março de 2017 16h03min

O curso de Letras, por meio do Centro Acadêmico, e projetos de extensão da Universidade Federal da Fronteira (UFFS) – Campus Realeza promoveram um “Café com memórias” aos idosos do Centro Dia de Realeza. A atividade foi realizada em parceria com a Prefeitura na manhã desta quinta-feira (10), no Centro de Referência de Assistência Social.

Após o café da manhã, o grupo formado por aproximadamente 15 idosos conferiu uma performance de dança dos integrantes do projeto de extensão Grupo de Teatro La Broma e projeto cultural “Joaninha ou o que é”. Depois, o grupo da terceira idade ficou à vontade para contar as histórias que viveram, como o casal Irma e Domingos Camargo. Vindos do Rio Grande do Sul, eles chegaram a Realeza em busca de uma vida nova para os três filhos. O casal também falou sobre o trabalho que tinham, as dificuldades e o progresso alcançado ao longo dos anos.

O presidente do Centro Acadêmico de Letras, Willian Henrique Cândido Moura, comenta que o principal objetivo da atividade é fazer a extensão universitária com os idosos. “Geralmente, esse trabalho é feito mais com as escolas e centros de educação infantil, esquecendo um pouco os idosos. Sendo uma das propostas do Centro Acadêmico trabalhar com o pessoal da terceira idade, realizamos esse momento de interação”, explica.

Sobre o Centro Dia

De acordo com a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Leocárdia Andreolli, o Centro Dia de Realeza atende cerca de 15 idosos. O grupo recebe os cuidados de uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, entre outros profissionais.

“É importante também ressaltar as outras parcerias que temos, a exemplo da UFFS, que tem oferecido um trabalho com os acadêmicos do curso de Nutrição, cuidando dos aspectos alimentares dos idosos, assim como outros cursos da Instituição, nesse caso o curso de Letras, que veio trabalhar esse lado mais emocional com os idosos”, comentou Leocárdia.