Curso de Nutrição faz avaliação do estado nutricional durante “Outubro Rosa” em Realeza

Publicado em: 22 de outubro de 2013 20h10min / Atualizado em: 27 de março de 2017 16h03min

Para promover a conscientização das mulheres sobre os cuidados com a saúde, principalmente sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, em razão da “Campanha Outubro Rosa”, a Secretaria Municipal de Saúde de Realeza e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, por meio do curso de Nutrição, estão prestando atendimento especial. A atividade iniciou na segunda-feira (21) à noite, no Centro de Saúde da cidade. Em três dias de conscientização serão atendidas mais 100 mulheres. O atendimento já foi pré-agendado.

As acadêmicas da quarta, sexta e oitava fase do curso de Nutrição, orientadas pela professora Eliani Frizon, fazem uma avaliação do estado nutricional das participantes, que consiste na verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC), aliada à medida da circunferência da cintura, que constata a presença de riscos cardiovasculares. A participação da UFFS nessa atividade é feita a partir do Programa de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional (Nutrisan), por meio do Projeto Atuação Interdisciplinar na Atenção Primária à Saúde. O programa conta com financiamento do PROEXT 2013 – MEC/SESU.

Os médicos e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Realeza fazem o agendamento de mamografias, além da coleta de material para realização do exame preventivo do câncer de colo do útero. No caso da mamografia, as pacientes serão encaminhadas para Francisco Beltrão, sendo o transporte exclusivo e gratuito.

Confira onde é possível encontrar nutricionistas e estudantes de nutrição:

Dias

Quem