Curso de Pedagogia do Campus Realeza convida comunidade para aula magna no dia 22 de junho
Evento marca o início das atividades acadêmicas da primeira turma do curso.

Publicado em: 07 de junho de 2022 13h06min / Atualizado em: 07 de junho de 2022 15h06min

A Coordenação do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza convida a comunidade para aula magna no dia 22 de junho. O evento marca o início das atividades acadêmicas da primeira turma do curso e traz como temática “Ser Professor (a) e a Relação com a Educação Básica". A aula magna será realizada na Casa da Cultura de Realeza, a partir das 19h30.

O evento é aberto a acadêmicos das áreas das licenciaturas, professores da Educação Básica, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e demais interessados. A participação é gratuita, sendo necessário confirmar a inscrição pelo site: https://bit.ly/pedagogiauffs. Também serão aceitas inscrições no dia e local do evento.

A palestra será ministrada pela professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus Cascavel Cléria Maria Wendling e busca trazer reflexões sobre o papel do professor frente às mudanças tecnológicas, a concentração de riqueza, o aumento da fome e da exclusão social. Também refletindo sobre de que forma o professor e a escola podem contribuir para a formação de indivíduos mais críticos e criativos.

Para a coordenadora do curso, professora Cristiane de Quadros, o evento busca estreitar os laços com a comunidade. “Uma das propostas do curso, desde o seu início, é manter um vínculo constante e efetivo com as escolas, possibilitando novos espaços de formação para as acadêmicas e acadêmicos do curso. Também há o compromisso de construir, com as instituições escolares, uma parceria de trocas e partilhas no sentido de enfrentarmos juntos os desafios da aprendizagem e da educação no século XXI, especialmente depois de dois anos de pandemia, escolas fechadas e ensino remoto”, destacou.

O curso de Pedagogia do Campus Realeza foi criado em 2021, junto com o curso de Administração Pública. Foram disponibilizadas 20 vagas para ingresso na primeira entrada, em 2022. O curso é noturno, presencial e tem duração de 4,5 anos. As aulas são ministradas por professores da UFFS – Campus Realeza e do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campi Capanema e Barracão, parceiros na iniciativa.