Desenvolvimento e gestão são temas de audiência pública sobre expansão do Campus Realeza

Publicado em: 12 de novembro de 2013 14h11min / Atualizado em: 27 de março de 2017 13h03min

Na última sexta-feira (08), foi realizada a terceira etapa de audiências públicas sobre expansão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, organizada pelo Conselho Comunitário. Com o tema “Desenvolvimento e gestão”, o encontro ocorreu na Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, na cidade de Francisco Beltrão. As propostas construídas nas audiências serão levadas para a audiência final, programada para esta quarta-feira (13), às 13h30min, no Auditório do Campus Realeza.

A abertura dos trabalhos se deu com os depoimentos do diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Célio Boneti, e do secretário da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), José Kresteniuk. Ambos fizeram um relato histórico sobre a constituição do Sudoeste, desafios e avanços no desenvolvimento de políticas públicas, infraestrutura, assim como destacaram a importância do debate regional para a construção da UFFS.

Ressaltando as atividades desenvolvidas pela Agência, Boneti destacou a importância do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado do Sudoeste do Paraná (PDRI), o qual foi com a participação de consultorias especializadas com práticas internacionais. A estratégia é promover alianças com diferentes entidades, em especial as de ensino superior, para fomentar o desenvolvimento regional integrado. Segundo o diretor da Agência, o desenvolvimento das políticas públicas nos municípios e a qualificação da gestão pública integram os desafios constantes no PDRI.

O secretário da Amsop também falou sobre a falta de elemento humano preparado nas administrações públicas, sendo fundamental o investimento na formação política nas universidades públicas. Outro ponto destacado foi o desenvolvimento de tecnologias para agregar valor a produção agropecuária da região.

Com a abertura do debate, entre outras discussões, foi sugerido mais investimentos para oferta de cursos na área da saúde, já que há uma carência dessa oferta em instituições públicas. Entretanto, a qualificação da gestão pública no âmbito da administração, da contabilidade pública, do direito e da assistência social, entre outros temas permearam todo o debate.

Participaram do evento representantes das seguinte entidades: UFFS – Campus Realeza, AMSOP, ACAMSOP-13, Agência de Desenvolvimento Regional, 8ª Regional da Saúde, Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social, UTFPR – Campus Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, FAMPER e FETRAF-Sul.