Educação em Ciências Naturais é tema de grupo de pesquisa da UFFS

Publicado em: 25 de setembro de 2013 13h09min / Atualizado em: 31 de março de 2017 08h03min

Com o objetivo de compreender e potencializar ações no campo da Educação em Ciências Naturais, professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza e Erechim criaram um grupo de pesquisa na área. O GPECieN reúne professores e acadêmicos das áreas das Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática. O grupo abriga cinco linhas de pesquisa que envolvem formação de professores, processos de ensino-aprendizagem, propostas curriculares em Ciências, entre outras.

A intenção para desenvolver o GPECieN partiu da necessidade coletiva de procurar compreender a área das Ciências e a formação de professores, já que esse último é um dos objetivos dos cursos de graduação da UFFS. “Os cursos nessa área do conhecimento têm características, metodologias e epistemologia próprias, o que legitima a pesquisa nesse aspecto. Além disso, o grupo articula licenciandos, professores da escola da Educação Básica e professores da Universidade em um movimento coletivo e cooperativo a respeito da docência em Ciências Naturais”, explica um dos líderes do grupo, professor Jackson Luís Martins Cacciamani.

Outro objetivo é contemplar projetos de pesquisa nas cinco linhas propostas. O primeiro deles é “A história da Educação Química no Brasil: Dos questionamentos de uma ciência à consolidação de grupos de pesquisa e seus estudos na área”, coordenado pelo professor Bruno dos Santos Pastoriza, também líder do grupo de pesquisa. “O GPECieN servirá como um guarda-chuvas de vários projetos, todos voltados para as áreas das Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática”, comenta.

Participam também do grupo os professores José Oto Konzen, Carlos Alberto Cecatto, Marcos Leandro Ohse, Cherlei Marcia Coan, Paula Vanessa Bervian, Danielle Nicolodelli Tenfen e Paulo Sérgio de Camargo Filho. Entre os acadêmicos estão Aline Dresch Bonfanti, Gleicieli Steinke, Dioni Angelin, Maiara Fantinelli, Edson Frozza, Raquel de Mello e Aline Mensh, todos do curso de Química.

Linhas de pesquisa:

Formação de Professores de Ciências Naturais

Procura compreender a formação acadêmico-profissional de professores de Ciências Naturais (Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática), bem como proporcionar uma articulação da escola com a universidade, entendendo também a escola como espaço de formação de professores e produção de conhecimento. A pesquisa acerca da prática pedagógica encontra-se como uma categoria desse processo de formação, bem como a linguagem.

História e Epistemologia das Ciências Naturais

O foco é no trabalho de pensamento acerca da constituição das Ciências e sua presença no contexto do ensino escolarizado. A partir dela,  enfocam-se os aspectos históricos e sua articulação com a produção de conhecimentos na área e os processos, estratégias, recortes e aspectos gerais de seu ensino a partir de uma visão ampliada da Ciência. Tais discussões pautam-se tanto em retomadas e discussões históricas, quanto em abordagens da epistemologia.

Modelagem Matemática nas Ciências

Tem o objetivo de proporcionar situações de apropriação dos conceitos matemáticos por meio de modelos que potencializem a compreensão dos conceitos físicos, químicos e biológicos. A modelagem matemática é uma ferramenta para explicar conceitos matemáticos que se fazem presentes nas demais áreas do conhecimento, principalmente nas Ciências Naturais.

Processos de Ensino e Aprendizagem das Ciências

Essa linha de pesquisa procura compreender de forma mais intensa os processos de ensino e de aprendizagem das Ciências Naturais, articulando, assim, a formação acadêmico-profissional de professores com a produção de currículo. A proposição de planejamento e desenvolvimento coletivo de propostas metodológicas inovadoras é a intenção do grupo, bem como procurar entender a produção de sentidos dos alunos às diferentes representações científicas e matemáticas ancoradas na ciência semiótica.

Propostas curriculares e a Educação em Ciências

O objetivo é entender a constituição do currículo na escola, bem como o seu pensamento em esferas governamental, política e econômica. Buscam-se confluências históricas e suas relações com as seleções e as exclusões de conteúdos (livros didáticos). Problematizam-se o ensinar e o aprender frente a um contexto de diferentes épocas que delimitam os enfoques e as ações, investigando os documentos sistematizadores e sua relação com o desenvolvimento do currículo na escola.