Encontro sobre Astronomia reúne cerca de 150 pessoas em Realeza

Publicado em: 20 de junho de 2014 14h06min / Atualizado em: 15 de março de 2017 13h03min

Foi realizado, nessa sexta-feira (20), a abertura do 11º Encontro Paranaense de Astronomia (EPAST). Com aproximadamente 150 inscritos, o evento oferece palestras, minicursos e oficinas com temas relacionados à ciência que estuda o Universo. O encontro conta com a parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, sendo organizado pelo Astrônomo Real Clube de Astronomia e Astronáutica Amadora (ARCAA), formado por professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos em educação da UFFS.

Sobre a organização das atividades, o professor da UFFS, Júlio Trevas, que também é integrante do ARCAA, fala acerca dos desafios para desenvolver o evento. “O encontro é importante não só por fomentar a divulgação da Astronomia, mas por fazer a articulação entre os cursos da área de ciências da universidade. Além disso, todas as atividades são voltadas à comunidade em geral. A ideia é que a comunidade conheça melhor a Astronomia, a Astronáutica, se interesse em participar do clube ou esteja motivada a criar clubes”, explica.

O encontro reúne profissionais, estudantes e apaixonados por Astronomia, entre eles o acadêmico de Física da Universidade Federal do Paraná, Matheus Leal Castanheira, que veio de Curitiba com outros seis amigos para o EPAST. “Esse é o maior evento para discutir temas sobre astronomia, sendo a minha terceira participação. O importante é a interação e a troca de conhecimentos entre os participantes, além de fazer novas amizades”, comenta.

A abertura foi feita na Casa da Cultura de Realeza, com a palestra “Um Olhar para o Céu”, sobre aspectos da Astronomia amadora. Participaram da solenidade o diretor do Campus Realeza, José Oto Konzen, e o prefeito de Realeza, Milton Andreolli.

Para o sábado (21), estão programados três minicursos: “De Newton à Lua: Teorias práticas na construção e modelagens de foguetes experimentais”; “Construção de um receptor de ondas de rádio – Rádio Galena”; e “Classificação e Identificação de Meteoritos”. Também serão ofertadas as oficinas “Sequência didática para o ensino de Astronomia” e “Introdução ao estudo do espectro”. Os minicursos e as oficinas serão ministradas na UFFS – Campus Realeza.