Estudantes de Realeza conhecem cotidiano do Serviço de Nutrição e Dietética do HUOP
A visita ao HUOP visa atender os conteúdos das disciplinas de Avaliação Nutricional II, Nutrição Materno Infantil e Técnica Dietética e Culinária, respectivamente ministradas pelas professoras Eloa Angélica Koehnlein, Rozane Toso Bleil e Cassiani Gotâma Tasca.

Publicado em: 27 de fevereiro de 2013 16h02min / Atualizado em: 12 de abril de 2017 14h04min

Conhecer o dia-a-dia de diferentes unidades de alimentação e nutrição, esse é um dos objetivos que a sexta fase do curso de Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está alcançando. Na terça-feira (26), o grupo de aproximadamente 30 estudantes foram visitar o Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), de Cascavel.

De acordo com a professora Rozane Toso Bleil, é importante que os acadêmicos vivenciem a prática de como funciona um hospital e as várias áreas de atuação. “Dentro do HUOP, além da parte de produção de refeições, temos a parte de clínica médica e cirúrgica – em que se trabalha a dieta terapia e a nutrição clínica – o Hospital também possui um Banco de Leite Humano, considerado um centro de referência na região”, detalha.

Em uma palestra, a nutricionista chefe do HUOP, Fernanda Oldoni Joner, explica que o Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital é dividido nas seções de Produção de Alimentos; Leite Humano, Lactário e Nutrição Enteral; e Clínica. Os acadêmicos conheceram cada espaço, acompanhados pela nutricionista Poliana Nicole Becker e a coordenadora do Banco de Leite Humano, enfermeira Anelise Vieczorek.

No HUOP, são servidas cerca de 1,9 mil refeições ao dia, em cinco horários diferentes, atendendo pacientes, acompanhantes, servidores do próprio hospital, entre outros. Já no Banco de Leite Humano, desde 1999, quando foi inaugurado, até o ano de 2012, mais de 4 mil mães foram doadoras, colaboradoras e parceiras, contribuindo com mais de 30 mil litros de leite. Mais de 3 mil recém-nascidos foram beneficiados.

Na semana passada, a turma da sexta fase de Nutrição conferiu o cotidiano da cozinha social, do município de Toledo, que atende às demandas de refeições dos restaurantes populares, ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Revitalização da Terceira Idade, Postos de Saúde e Centros da Juventude. Outras visitas técnicas também serão agendadas para as próximas semanas.