Exposição de trabalhos marca encerramento do Pibid de Ciências da UFFS – Campus Realeza
Os acadêmicos tiveram trabalhos aceitos e apresentados em diversos eventos internos e externos à UFFS, como por exemplo, o Encontro Catarinense do Pibid, em Florianópolis, encontros de Química e Física, em Ponta Grossa e Londrina.

Publicado em: 04 de dezembro de 2013 14h12min / Atualizado em: 23 de março de 2017 14h03min

Nesta semana, foi encerrado o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Ciências, da Universidade Federal da Fronteia Sul (UFFS) – Campus Realeza. Todo o trabalho desenvolvido com os alunos da educação básica em Realeza foram expostos nas escolas e colégios parceiros do programa. Entre os materiais didáticos, estavam cartazes, maquetes e até experimentos, como foguetes. Durante a exposição, alguns bolsistas também ministraram oficinas. A atividade foi realizada no período de 30 de novembro a 03 de dezembro.

No Colégio XII de Novembro e no Colégio João Paulo II eram 10 bolsistas. No primeiro foram trabalhados os conteúdos de física, química e biologia do ensino médio. Já no segundo, além de abordar o conteúdo com o ensino médio, também foram trabalhados os conteúdos de ciências para o 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Na Escola Estadual Dom Carlos foi abordado o conteúdo de ciências.

Iniciado em 2011, o Pibid de Ciências já apresenta resultados positivos, como mostra a média do Enem nas escolas e colégios participantes do programa. Na área das ciências naturais, foi observado um pequeno aumento na média, passando de 471,92 para 473,73. “Parece pouco, mas em educação é um valor interessante”, comentou o coordenador do programa, professor da UFFS – Campus Realeza, Marcos Leandro Ohse.

Segundo o professor, o Pibid apresenta vantagens para todos os envolvidos. “Por parte da Universidade, faz com que os acadêmicos tenham o primeiro contato com a realidade escolar. Este contato é diferente do estágio, pois o aluno vai toda a semana, por dois anos, à escola e tem uma sequência de atividades, orientado por um professor supervisor e acompanhado da direção e dos demais professores da escola. Para a escola, proporciona a oportunidade de que seus alunos tenham condições de melhorar sua aprendizagem por meio de estudos orientados pelos bolsistas”, acrescentou Ohse.

Além disso, os acadêmicos tiveram trabalhos aceitos e apresentados em diversos eventos internos e externos à UFFS, como por exemplo, o Encontro Catarinense do Pibid, em Florianópolis, encontros de Química e Física, em Ponta Grossa e Londrina. “Para o Colégio XII de Novembro, a experiência também foi interessante, pois levou a universidade para dentro da escola e proporcionou reforço escolar nos conteúdos de física, química e biologia, por meio de atividades de intervenção em sala de aula e oficinas”, explicou Ohse.

Participaram do Pibid de Ciências os acadêmicos Jéssica Pauletti, Felipe Burille, Dioni Angelin, Maiara Fantinelli, Andréia Belusso, Tatiana Palinski, Graciele Teixeira Chielle, Roseli Petter Strasser, Christian Sossela, Aline Bonfanti, Aline Molossi, Cleiton José Paz, Marcos Vieira, Edenilson da Silva, Juciane Fornal, Vanessa Pagno e Claudia Letícia de Carli. Nos colégios, o trabalho foi supervisionado pelos professores Alceu Brugalli, Ivete Rosalina Matciulevicz e Janice Tubiana.