Grupo de Teatro da UFFS faz apresentação para cerca de 400 crianças em Realeza
Adaptação também traz elementos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o que despertou a imaginação do público.

Publicado em: 06 de junho de 2019 17h06min / Atualizado em: 07 de junho de 2019 09h06min

O Grupo de Teatro La Broma da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza encantou alunos das escolas municipais de Realeza, nesta quinta-feira (6). Foi apresentada a peça “Marcelo, Marmelo, Martelo”, uma adaptação do texto da escritora de literatura infanto-juvenil Ruth Rocha. Cerca de 400 crianças prestigiaram a apresentação que contou com muitas brincadeiras, dança e música. Foram realizadas duas sessões na Casa da Cultura, uma pela manhã e outra à tarde.

A apresentação contou a história de Marcelo e Marina, dois irmãos muito curiosos que decidem reinventar os nomes das coisas. Além da criação da personagem Marina, a adaptação também traz elementos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), o que despertou a imaginação do público.

Muitas vezes, as crianças substituíram o tradicional aplauso pelo aplauso em LIBRAS (Ariel Tavares/UFFS)

Ao final do espetáculo, os alunos das oito escolas municipais, do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, interagiram com os atores, que são acadêmicos do curso de Letras: Português e Espanhol e de Ciências Biológicas da UFFS. O público quis saber mais detalhes sobre a apresentação, conhecendo curiosidades dos personagens da história. Muitas vezes, as crianças substituíram o tradicional aplauso pelo aplauso em LIBRAS, quando as mãos abertas ficam em posição vertical na altura da cabeça, sendo o pulso girado para frente e para trás, várias vezes.

De acordo com a coordenadora do projeto de Cultura e do Grupo de Teatro La Broma, Ana Carolina Teixeira Pinto, o objetivo da apresentação é fomentar a formação cultural. “A partir do teatro proporcionamos uma outra visão dessa história da escritora Ruth Rocha que é tão conhecida. Fomentamos a cultura e um novo aprendizado para o público, contribuindo na formação dos indivíduos a partir de um prazer lúdico”, comentou a professora.

Apresentação contou a história de Marcelo e Marina, dois irmãos muito curiosos que decidem reinventar os nomes das coisas (Ariel Tavares/UFFS)

Direção: Ana Carolina Teixeira Pinto

Música tema original: Sido Emu e Anali Mattar

Figurino: Ana Carolina Teixeira Pinto