Movimentos artísticos são apresentados durante Movida Espanhola, no Campus Realeza

Publicado em: 27 de novembro de 2013 16h11min / Atualizado em: 27 de março de 2017 13h03min

A quarta fase do curso de Letras Português/Espanhol, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu, na noite de segunda-feira (25), a “Movida Espanhola”, evento que apresenta elementos da cultura hispânica, além de uma mostra literária. A atividade era aberta a toda comunidade acadêmica e foi realizada no Laboratório 1.

O nome do evento faz referência a “La Movida”, movimento de contracultura espanhol, ocorrido no final dos anos 70 e começo dos 80, após 40 anos de ditadura sob o regime do general Francisco Franco. O movimento aconteceu em várias capitais espanholas e teve representantes em todas as áreas da vida cultural: na literatura, na pintura, na fotografia, no cinema, no teatro, na moda, entre outros.

“O evento é desenvolvido dentro componente curricular de Literatura Hispânica II, que tem como ementa a literatura espanhola desde o romantismo até os dias de hoje. É nesse componente curricular que são vistas todas as vanguardas europeias, passando pela Guerra Civil Espanhola, ditadura do Franco e a Movida. Cada grupo de acadêmicos escolheu um tema e tem o objetivo de apresentar esse conteúdo, interagindo com o público”, detalha a professora da disciplina, Ana Carolina Teixeira Pinto.

Os acadêmicos da quarta fase trouxeram para a “Movida Espanhola” atividades de flamenco, leitura de cartas, cartomancia, comunidades autônomas na Espanha, visão política desse país, divisão linguística, movimento surrealista, cinema e arte, cubismo, comidas típicas, além de duas oficinas sobre poesia: caligrama e dadaísmo. O evento também contou com uma apresentação do projeto de extensão do Grupo de Teatro La Broma e projeto cultural “Joaninha ou o que é” que fizeram uma tela viva com a ilustração do painel “Guernica”, pintado por Pablo Picasso.