Pesquisa da UFFS, em Realeza, testará eficácia de barra de cereais para amenizar problemas da menopausa
Para viabilizar o estudo, é necessária a participação de aproximadamente 60 mulheres. O cadastro para participar da pesquisa será realizado no dia 28 de maio, às 19 horas.

Publicado em: 22 de maio de 2019 14h05min / Atualizado em: 22 de maio de 2019 17h05min

Os sintomas da menopausa, como as ondas de calor pelo corpo, alterações de humor ou mesmo o desequilíbrio no controle do colesterol, podem afetar o dia a dia e a qualidade de vida da mulher a partir dos 40 anos de idade. Porém, um estudo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza quer avaliar a eficácia de uma barra de cereais para minimizar alguns desses efeitos.

Para viabilizar o estudo, é necessária a participação de aproximadamente 60 mulheres, entre 40 e 65 anos que estejam com a menstruação irregular ou que apresentaram última menstruação há menos de 12 meses. As participantes deverão comer uma barra de cereais todos os dias, durante 90 dias. As pesquisadoras irão oferecer o alimento para consumo em casa ou trabalho. As participantes do estudo deverão preencher questionários, fornecer dados como peso, estatura, circunferência, além de submeterem-se a exames de sangue, procedimento que será feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Realeza.

O cadastro para participar da pesquisa será realizado no dia 28 de maio, às 19 horas, no Auditório da Prefeitura Municipal de Realeza. No encontro, haverá ainda o detalhamento do projeto, assim como a inscrição de voluntárias para pesquisa. As interessadas devem levar documento pessoal com foto para preenchimento do cadastro. Quem não puder participar do encontro, mas desejar ser voluntária no projeto, pode entrar em contato por meio dos telefones: 99118-6622, 99124-1520, (49) 98874-8567.

A barra de cereais que será testada é rica em fitoestrogênios, um composto presente naturalmente em alimentos como soja e linhaça, comumente encontrados em barras de cereais. De acordo com a pesquisa, a eficácia da utilização dos fitoestrogênios já vem sendo testada há muito tempo para ajudar na terapia de reposição hormonal, pois possuem ação semelhante ao hormônio feminino – estrogênio. Os sintomas da menopausa ocorrem devido à redução da produção do estrogênio, hormônio responsável pelo controle da ovulação.

A pesquisa trata-se de um projeto guarda-chuva que envolve estudos da aluna Maiara Frigo, do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFFS em Laranjeiras do Sul-PR , e das alunas Evayne de Barros e Paola de Bortoli, bolsistas do curso de Nutrição de Realeza, com a orientação das professoras Eloá Angélica Koehnlein e Jucieli Weber.

O objetivo é verificar se a barra de cereais rica em fitoestrogênios pode, de fato, ser uma alternativa válida para combater ou minimizar os sintomas da menopausa. “A ideia de desenvolver esse estudo surgiu a partir de um trabalho de conclusão de curso desenvolvido em 2016 pela aluna Maiara Frigo, concluinte do curso de Nutrição. Ao se avaliar as mulheres no período da menopausa da região Sudoeste, verificou-se que elas sofrem, comumente, com sintomas da menopausa e possuem uma dieta pobre em alimentos fonte de fitoestrogênios”, comentou a orientadora da pesquisa, Eloá Angélica Koehnlein.