PET de Medicina Veterinária recebe técnicos da Emater para palestra
De acordo com o tutor do PET, professor Adolfo Firmino da Silva Neto, a Emater vem trabalhando essa questão há mais de 15 anos no Sudoeste do Paraná. O resultado disso coloca a região em primeiro lugar no volume de leite produzido no Estado.

Publicado em: 11 de abril de 2013 12h04min / Atualizado em: 10 de abril de 2017 15h04min

Convidados pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) realizaram uma palestra sobre “Nutrição de animais ruminantes”, abordando especificamente a importância da nutrição para vacas leiteiras. A palestra foi ministrada nessa quarta-feira (10) aos acadêmicos participantes do programa.

De acordo com o tutor do PET, professor Adolfo Firmino da Silva Neto, a Emater vem trabalhando essa questão há mais de 15 anos no Sudoeste do Paraná. O resultado disso coloca a região em primeiro lugar no volume de leite produzido no Estado. “Tendo como base suas experiências pessoais, esses profissionais irão passar uma perspectiva mais próxima da realidade aos acadêmicos que iniciam esse processo de formação. Com relação ao tema nutrição, é preciso que o estudante enxergue outras possibilidades de se trabalhar o mesmo problema. O interessante é que a Emater já vem desenvolvendo esse trabalho há muito tempo”, destaca.

Os palestrantes convidados foram o extensionista da Emater, Simão Flores, e o gerente do escritório da Emater de Realeza, Cesar Paz. Ambos destacaram que a boa nutrição dos animais traz resultados significativos à produção de leite, principalmente quando respeitadas as diferentes fases da lactação do rebanho. Outros prontos abordados foram a qualidade das pastagens e rações e também da fertilização do solo.