Prevenção ao suicídio é tema de conversa promovida pelo SAE de Realeza
Coordenadora do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Chapecó, Ozana Simon, ministrou palestra sobre o tema.

Publicado em: 05 de outubro de 2017 14h10min / Atualizado em: 05 de outubro de 2017 14h10min

O Setor de Assuntos Estudantis (SAE) do Campus Realeza promoveu uma roda de conversa sobre Valorização da Vida, uma atividade em alusão à Campanha do Setembro Amarelo, que promove a conscientização sobre a prevenção ao suicídio. A conversa foi realizada na tarde de quarta-feira (4), no Auditório do Bloco A, e contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, entre estudantes, técnicos e professores.

Para falar sobre o tema, foi convidada a coordenadora do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Chapecó, Ozana Simon. Também atuando como voluntária no Centro, a palestrante apresentou características e sintomas para identificação de transtornos mentais, como depressão e síndrome do pânico, muitas vezes associadas a tentativas de suicídio.

"É importante destacar que 90% dos casos têm prevenção, podem ser diagnosticados e tratados. Essas pessoas, que estão numa condição de muito sofrimento, dão vários sinais, como mudanças nos hábitos alimentares, de comportamento, mas lembrando sempre que é um conjunto de fatores que podem levar uma pessoa a cometer suicídio. Qualquer um de nós pode ajudar a prevenir o suicídio, basta ter um gesto de afetividade, compreensão e respeito, livre de críticas ou julgamentos, com aquele que está nessa condição de sofrimento", destacou Simon.

Sobre o CVV

Criado em 1962, em São Paulo, o Centro de Valorização da Vida (CVV) presta serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Esses contatos são feitos pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 80 postos de atendimento) ou pelo site do CVV, via chat, VoIP e e-mail.