Professor da Universidade do Minho concede palestra na UFFS – Campus Realeza

Publicado em: 05 de março de 2013 18h03min / Atualizado em: 12 de abril de 2017 13h04min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza recebeu a visita do professor português Orlando Grossegesse, que fez uma palestra sobre o sistema de ensino superior em Portugal, em especial, na Universidade do Minho, onde leciona. O evento, realizado na noite dessa segunda-feira (4), reuniu acadêmicos do curso de Letras e Ciências Naturais. Outro tema abordado durante a palestra foi a experiência do Centro de línguas BabeliUM.

Localizada ao norte de Portugal, a Universidade do Minho foi criada em 1973, e de acordo com Grossegesse o estado português dificultou a execução orçamental de todas as instituições públicas, principalmente em razão da crise mundial. “A partir disso, buscamos desenvolver estratégias para ter receitas próprias, já que o Estado não financia inteiramente a universidade, portanto, procuramos um caminho independente do poder central”, explica.

Para a coordenadora do curso de Letras, Sabrina Casagrande, a palestra foi técnica e deixou claro como funcionam as universidades em Portugal. “Enquanto o ensino de Letras brasileiro busca formar professores, em Portugal essa formação é ampliada, envolvendo outras áreas do conhecimento”.

Centro de Línguas da Universidade do Minho - BabeliUM

Ao fazer uma alusão ao mito da torre de Babel, o Centro de Línguas da Universidade do Minho interpreta o castigo divino a partir do Iluminismo, dessa forma a pluralidade linguística e cultural é vista como uma dádiva e uma riqueza deste planeta.

De acordo com Grossegesse, há uma política regional para introduzir uma política de multilinguismo e culturalidade para a Universidade do Minho. “Isto é um processo em desenvolvimento, fizemos um memorando sobre a importância das línguas para a internacionalização de uma universidade, sendo que na prática, há uma oferta de cursos livres, tanto para acadêmicos e comunidade externa”.