Projeto do Campus Realeza trabalha aspectos da Educação do Campo com professores do município de Três Barras do Paraná
Participantes conheceram aspectos da identidade docente, além de novas práticas pedagógicas, como a permacultura

Publicado em: 29 de março de 2019 08h03min / Atualizado em: 29 de março de 2019 10h03min

Com objetivo de levar formação continuada aos professores da Educação do Campo, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza finalizou mais um curso que atendeu 18 professores do município de Três Barras do Paraná. Em um ano de trabalho, os participantes conheceram aspectos da identidade docente e a identificação com a Escola do Campo, perfil de alunos, além de novas práticas pedagógicas, como a permacultura.

A coordenadora do projeto, a pedagoga da UFFS, Andréia Florêncio Eduardo de Deus, falou sobre os resultados e o êxito quanto aos objetivos propostos. "As professoras participantes refletiram sobre o conceito de escola do campo e suas identidades enquanto egressas de tais escolas. Nos relatos de experiências apresentados, foi possível perceber o processo de pesquisa realizado pelas professoras na elaboração das atividades em sala", destacou.

Curso de formação atendeu 18 professores (Divulgação/UFFS)

O projeto de Extensão nasceu do trabalho de conclusão de curso da pedagoga da Casa Familiar Rural de Três Barras do Paraná, Sônia Roseli Ertel. Ela foi aluna do curso de Especialização em "Educação em Ciências Naturais e Sociedade", ofertado no Campus Realeza, além de ser uma das colaboradoras na execução do projeto. "O curso reaproximou os laços entre professores e alunos, assim como possibilitou novas práticas na escola, o que agrega e expande o processo de ensino-aprendizagem", enfatizou Ertel.

Outro resultado apontando durante a reunião final do projeto, realizada no último sábado (23), foi a implantação de novos desafios baseados em reflexões realizadas no curso, entre eles a organização do calendário e atividades de visitas técnicas às propriedades familiares dos alunos. "A integração com a Universidade é útil, pois, entre outras contribuições, oportuniza a discussão de temas interessantes e a troca de experiências que aperfeiçoam nossa prática pedagógica”, destacou a professora de História, Edilamar Aparecida Martendal dos Passos.

Também colaboram com o projeto os professores da UFFS Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, Jackson Luis Martins Cacciamani; os técnicos Giuliano Kluch e Cássio Batista Marcon; e a professora da UNIMEO de Assis Chateaubriand Fabiana Maretto Secariolo.