Realeza: Projeto em bem-estar animal é um dos vencedores do Concurso da World Animal Protection

Publicado em: 21 de agosto de 2014 18h08min / Atualizado em: 09 de março de 2017 13h03min

O projeto “Construindo o conceito de bem-estar animal na UFFS – Campus Realeza por meio da metodologia da problematização: desafios da prática” é um dos 20 vencedores do Concurso Estratégias e Práticas Pedagógicas para o Ensino Eficaz do Bem-estar Animal na América, promovido pela World Animal Protection, uma organização internacional dedicada à proteção dos animais. Dentre os trabalhos vencedores, nove são iniciativas brasileiras, os demais são de outros países da América Latina, como Argentina, Equador, Chile, Colômbia e Cuba.

O Concurso da World Animal Protection identificou algumas das melhores estratégias para aprimorar o ensino de bem-estar animal em cursos de graduação e pós-graduação das Faculdades de Ciência Animal (Medicina Veterinária, Zootecnia, Biologia, Agronomia e Zootecnia). Os docentes escolhidos terão o trabalho divulgado em uma publicação acadêmica patrocinada pela World Animal Protection.

De acordo com a coordenadora, professora Denise Maria Sousa de Mello, o projeto destaca a trajetória do grupo de estudos na área de bem-estar animal, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, que iniciou ainda em 2011. Em quatro anos de ações, foram elaborados e desenvolvidos seis projetos de extensão, cinco de pesquisa, um de cultura e um de ensino. Participam das iniciativas também os professores Valfredo Schlemper e Susana Regina de Mello Schlemper, além de acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária, Nutrição e Ciências Biológicas.

Ao todo, 50 trabalhos foram avaliados por um comitê composto por dez professores e consultores com experiência na área de bem-estar animal e/ou ensino de diferentes países, além de três representantes do Departamento de Educação da World Animal Protection. O concurso contou com o apoio do Congresso Pan-Americano de Ciências Veterinárias, da Federação Pan-Americana de Faculdades de Ciências e do Conselho Pan-Americano de Educação em Ciências Veterinárias.