Realeza recebe 11º Encontro Paranaense de Astronomia nessa sexta-feira (18)
A abertura das atividades será às 9 horas, na Casa da Cultura de Realeza, com a palestra “Um Olhar para o Céu”, sobre aspectos da Astronomia amadora. Outras palestras trazem temas como curiosidades no Sistema Solar, estudo da atividade do Sol e observação de manchas solares, lixo espacial, e Sistemas de Contagem de Tempo baseados na Astronomia.

Publicado em: 18 de junho de 2014 13h06min / Atualizado em: 15 de março de 2017 13h03min

A partir desta sexta-feira (20), inicia o 11º Encontro Paranaense de Astronomia (EPAST), em Realeza. Serão três dias de palestras, minicursos, observação noturna do céu, exposições de meteoritos, entre outros. O evento conta com a parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, sendo organizado pelo Astrônomo Real Clube de Astronomia e Astronáutica Amadora (ARCAA), formado por professores, acadêmicos, servidores técnico-administrativos em educação da UFFS.

Na manhã do dia 21 de junho, estão programados três minicursos: “De Newton à Lua: Teorias práticas na construção e modelagens de foguetes experimentais”; “Construção de um receptor de ondas de rádio – Rádio Galena”; e “Classificação e Identificação de Meteoritos”. Também serão ofertadas as oficinas “Sequência didática para o ensino de Astronomia” e “Introdução ao estudo do espectro”. Os minicursos e as oficinas serão ministradas na UFFS – Campus Realeza.

20 de junho (sexta-feira) – Casa da Cultura de Realeza

08h30 Credenciamento e entrega do material – Casa da Cultura

09h Abertura do 11º EPAST

10h45 Palestra de abertura: “Um Olhar para o Céu” – Professor Maico Zorzan – CAEH

12h Almoço

13h30 Palestra: “Curiosidades no Sistema Solar: uma fascinante jornada” – Professor Ricardo Francisco Pereira (UEM) – Grupo Centauro

14h40 Palestra: “Estudo da atividade do Sol e observação de manchas solares” – Professora Tina Andreolla (UTFPR) – GEASTRO

15h50 Coffee Break

16h15 Palestra com o Geógrafo Maurício Kaczmarech – SPCA/UEPG. Tema Geral: Lixo espacial

17h30 “Sistemas de Contagem de Tempo baseados na Astronomia – Calendários” – Prof. Bertoldo Schneider – CAUTEC, UTFPR

18h30 Intervalo para descanso

20h ASTROFESTA

21 de junho (sábado)

08h30 Minicursos e oficinas – Local: UFFS – Campus Realeza

10h Intervalo

10h30 Continuação dos minicursos e oficinas

12h Almoço

Casa da Cultura de Realeza

13h30 Palestra “Planetas Extrassolares: breve estudo com ênfase astrobiológica” - Professor Wilson Guerra – GCAA Maringá/CAEH

14h45 “Da Lua para Marte, um passeio com os jipes espaciais” – Rafael Elétrico – CASP/CAEH/GCAA – Maringá

16h Coffee Break, exposição de materiais e votação do Concurso de Astrofotografia

17h Palestra: “Buracos Negros” - Professor Paulo Camargo Filho (UFFS)

18h15 Palestra com o Geólogo Rodrigo Sato – SpaceRocks Meteoritos. Tema Geral: Meteoritos

19h30 Coffee Break

20h “Astronomia Indígena no ensino de Ciências” – Professor Germano B. Afonso;

21h30 Atividade Cultural

22 de Junho (Domingo) – Casa da Cultura de Realeza

08h30 Entrega da Premiação do 10º Concurso Paranaense de Astrofotografia

09h Mesa Redonda – “Difusão da astronomia e os meios de comunicação”