Semana do DIVERSA movimentou o Campus Realeza

Publicado em: 21 de outubro de 2014 15h10min / Atualizado em: 06 de março de 2017 15h03min

Foi em ritmo intenso que ocorreu a semana do DIVERSA na UFFS – Campus Realeza. O evento, que aconteceu entre os dias 13 e 17 de outubro, contou com variadas atividades acadêmicas e culturais, que tiveram participação e envolvimento direto de alunos, servidores e comunidade regional.

Oficinas

Durante o DIVERSA foram realizadas cinco oficinas. Na quarta-feira (15), ocorreram as oficinas de Dança do Ventre, ministrada pela acadêmica Cristiane Santini; de Capoeira, sob coordenação do professor Julio Murilo dos Santos Trevas; e de Instrumentos de Cordas, conduzida pelos músicos Paulinho Ferreira e Samuel Lourenço do Grupo Acordos Vocais, com coordenação da professora Cassiani Gotâma Tasca. Já na quinta-feira (16), foi a vez das oficinas de Dança Contemporânea, ministrada pela servidora Ana Paula Morais Dutra; e de Libras, coordenada pela professora Carmen Elisabete de Oliveira.

Música e Teatro

A arte cênica também fez parte da programação do evento. Na segunda-feira (13), a Casa de Cultura de Santa Izabel do Oeste foi palco para apresentação da peça teatral “A bolsa amarela”, realizada pelo grupo de teatro La Broma, com direção da professora Ana Carolina Teixeira Pinto. Na quarta-feira (15), o grupo voltou a se apresentar, dessa vez na Casa da Cultura de Realeza. O La Broma ainda fez apresentações durante a semana no Campus Realeza.

A semana também foi repleta de música. Entre uma atividade e outra, o Grupo Acordos Vocais (formado por alunos, professores e técnicos-administrativos) contribuiu com diversas intervenções, brindando o público com ritmos musicais variados.

Debates

Além do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) que esteve integrado à Semana do DIVERSA, outros momentos de troca de informações e conhecimento enriqueceram o evento.

Na quarta-feira (15), na Casa da Cultura de Realeza, ocorreu uma mesa de debates vinculada ao projeto “Diversidade: Identidades em foco”, com o tema “Acessibilidade – Educação Inclusiva”, promovida pelo Fórum do Domínio Conexo em parceria com o Setor de Acessibilidade do Campus. Sob a coordenação da professora Cristiane de Quadros (UFFS – Campus Realeza), contou com a participação dos professores Enio Rodrigues da Rosa, (diretor do Instituto Paranaense de Cegos – IPC) e Elizabete Rossetto (Unioeste – Campus Cascavel), além de apresentações culturais de alunos da Escola Primavera – APAE de Realeza.

Já na quinta-feira (16) o palco de discussões foi o Campus Realeza, com uma mesa de debate alusiva ao Dia Mundial da Alimentação. Com o tema “Agricultura Familiar – Alimentar o Mundo, Cuidar do Planeta”, teve como moderadora a Professora Rozane Márcia Triches (UFFS – Campus Realeza) e os debatedores professores Clerio Plein (Unioeste – Campus Francisco Beltrão) e Valdir Duarte (Assesoar Francisco Beltrão).

Outubro Rosa

A quinta-feira (16) contou também com uma programação especial focada no movimento mundialmente conhecido como "Outubro Rosa", que visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce da doença. As atividades foram especialmente voltadas para as mulheres do Grupo de Apoio Mãos Amigas de Realeza – GAMAR. Além do GAMAR, a programação teve a participação dos integrantes e projetos da UFFS – Campus Realeza: Cinedebate, grupo de Estudos sobre Relações de Gênero e Curso de Letras. A coordenação ficou por conta das professoras Renata Orlandi e Cassiani Gotâma Tasca.

Visitas das Escolas

O último dia da agitada semana do DIVERSA foi voltado para a recepção de alunos de escolas do Ensino Médio da região, que tiveram a oportunidade de conhecer o Campus. Como parte das atividades, foram apresentados os cursos e projetos de ensino, pesquisa e extensão em desenvolvimento, demonstrações de experimentos nos laboratórios e passeio pelo Campus.

Balanço

Para o diretor em exercício, Clóvis Alencar Butzge, a avaliação final do evento foi positiva. Segundo ele, “a programação contemplou as diferentes áreas de atuação da UFFS, possibilitando aos interessados, tanto da comunidade acadêmica quanto regional, conhecer um pouco da produção científica, extensionista e cultural de nossa Universidade”.