SEPE e DIVERSA integram ensino, pesquisa, extensão e cultura no Campus Realeza
Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, o SEPE tem como objetivo promover a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão por meio da socialização dos resultados dos projetos desenvolvidos pelos estudantes bolsistas da UFFS. Já o DIVERSA é dedicado a pluralidade de debates acerca de temas como acessibilidade, alimentação, agricultura familiar, diversidade cultural e manifestações artísticas.

Publicado em: 08 de outubro de 2014 13h10min / Atualizado em: 07 de março de 2017 15h03min

Na semana do dia 13 a 17 de outubro, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza traz dois grandes eventos que integrarão ensino, pesquisa, extensão e cultura. Serão realizados o IV Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão (SEPE) e o DIVERSA (Dias de Integração: Vivendo em Rede o Saber e a Arte na UFFS).

Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, o SEPE tem como objetivo promover a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão por meio da socialização dos resultados dos projetos desenvolvidos pelos estudantes bolsistas da UFFS. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de outubro, em todos os campi da UFFS. Em Realeza, serão apresentadas mais de 60 produções acadêmicas.

Para participar como ouvinte do SEPE, o interessado deve fazer sua inscrição AQUI , até o dia 10 de outubro.

Já o DIVERSA é dedicado a pluralidade de debates acerca de temas como acessibilidade, alimentação, agricultura familiar, diversidade cultural e manifestações artísticas. Durante os dias 15, 16 e 17 de outubro, serão realizadas oficinas culturais, apresentações culturais e debates. Além disso, alunos da educação básica da região poderão fazer uma visita orientada pelo Campus Realeza para conhecerem cursos e projetos de ensino, pesquisa e extensão.

As atividades do DIVERSA são gratuitas e qualquer pessoa pode participar, entretanto o número de vagas para as oficinas é limitado. As inscrições para as oficinas culturais poderão ser feitas durante a realização do evento, na Secretaria Acadêmica do Campus Realeza.

 

Teatro “A Bolsa Amarela”

O Projeto Cultural “Joaninha ou o que é?” e o Grupo de teatro La Broma apresentam a peça “A Bolsa Amarela”, uma teatralização do romance homônimo da escritora Lygia Bojunga. O espetáculo, com trilha sonora original, conta a história de uma menina que tem três vontades especiais: ser garoto, ser gente grande e ser escritora. No universo da menina Raquel muita coisa inusitada pode acontecer pois, como todo bom escritor, ela tem a virtude de dar vida a seus personagens. Destinada ao público infantil da rede pública de ensino da região, a peça compartilha sentimentos de felicidade e dúvidas próprias da idade.

A peça será apresentada no dia 13 de outubro, a partir das 14 horas, na Casa da Cultura de Santa Izabel do Oeste. No dia 15 de outubro, também no mesmo horário, a peça será encenada na Casa da Cultura de Realeza. A participação no espetáculo é gratuita.

 

Outubro Rosa

O DIVERSA também traz uma programação especial focada no movimento mundialmente conhecido como "Outubro Rosa", que visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce da doença.

Tais atividades ocorrerão no dia 16 de outubro, sendo especialmente voltadas para as mulheres do GAMAR (Grupo de Apoio Mãos Amigas de Realeza). Como parte dessa programação, será exibido um filme que trata do enfrentamento do câncer, o qual será problematizado por integrantes do Projeto Cinedebate e por membros do grupo de Estudos sobre Relações de Gênero. Também ocorrerá uma Oficina de Educação Nutricional, seguida de uma oficina de produção textual, a partir da qual as participantes irão escrever uma narrativa sobre a luta no cenário oncológico, com a colaboração de estudantes do Curso de Letras. Todas as atividades serão desenvolvidas no Campus Realeza, sendo gratuitas e abertas à comunidade.

 

Inscrições para as Oficinas

Durante a semana do Diversa ocorrerão oficinas com atividades culturais variadas.

Para se inscrever é necessário ir até a Secretaria Acadêmica do Campus Realeza e preencher a ficha de inscrição. As vagas são limitadas (vide programação abaixo).

As inscrições são gratuitas. Ao participante será emitido certificado de horas, de acordo com a duração de cada atividade para a qual se inscreveu.

 

Programação

13/10 (Tarde)

Local: Salas de aula do Bloco A – 13h30min às 17h00h

Comunicações orais

Intervalo - 15h30min às 15h50min - Saguão do Bloco A

Atividade cultural: Varal de Poesias

 

14h00 – 17h00 – Apresentação da peça “A bolsa amarela” (Grupo de Teatro La Broma e Projeto Cultural “Joaninha ou o que é?”)

Casa da Cultura de Santa Izabel do Oeste

 

(Noite)

Local: Casa da Cultura (19h00 às 22h00)

Atividade Cultural de Abertura - Coral Municipal

Abertura oficial do IV SEPE

Palestra – Tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

Apresentação Musical – Músico Rennã Fedrigo (Projeto Cambiar)

 

14/10 (Tarde)

Comunicações Orais

Salas de aula do Bloco A – 13h30min às 17h00.

Intervalo - 15h30min às 15h50min - Saguão do Bloco A

Atividade Cultural - Grupo Musical Acordos Vocais

 

(Noite)

Comunicações Orais

Salas de aula do Bloco A – 19h00 às 22h30min.

Intervalo - 20h40min às 21h00 - Saguão do Bloco A

Atividade cultural: Grupo de Teatro La Broma e Projeto Cultural “Joaninha ou o que é?”

 

15/10 (Tarde)

Formação cultural (oficinas)

Local: UFFS – 14h00 às 18h00

14h00-16h00 - Dança do ventre (Ministrante: Cristiane Santini) – 15 vagas
16h00-18h00 - Oficina de Capoeira (Bolsistas do Projeto “Viva a Capoeira”) – 15 vagas
16h00-18h00 - Oficina de Instrumentos de Cordas (Ministrantes: Paulinho Ferreira e Samuel Lourenço - Grupo Acordos Vocais) – 15 vagas

14h00 – 17h00 - Apresentação da peça “A bolsa amarela” (Grupo de Teatro La Broma – e Projeto Cultural “Joaninha ou o que é?”)

Casa da Cultura de Realeza

 

(Noite)

Local: Casa da Cultura -19h00 às 22h00

Apresentação Cultural

Mesa redonda - Diversidade: Identidades em foco

Professor Ms. Enio Rodrigues da Rosa - Diretor do IPC (Instituto Paranaense de Cegos) Curitiba - Tema “Política Educacional e Inclusiva”

Professora Drª Elizabete Rossetto – Unioeste Cascavel – Tema “As contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação da pessoa com deficiência”

 

16/10

(Tarde)

Local: Auditório do Campus (Bloco A)

14h00 às 17h00 - Mesa de Debate alusiva ao Dia Mundial da Alimentação: Agricultura Familiar - Alimentar o mundo, cuidar do planeta.

Moderadora – Professora Drª Rozane Márcia Triches

Debatedores:

Professor Dr. Clerio Plein – Unioeste Campus Francisco Beltrão

Professor Dr. Valdir Duarte – Assesoar Francisco Beltrão

 

Sala de aula Bloco A

14h00 – 16h40min - Cinedebate para as mulheres que vivem com câncer 
16h40min – 17h00 - Oficina de Educação Alimentar e Nutricional para mulheres do GAMAR
17h00 – 18h00 - Produção textual para mulheres do GAMAR (parceria com o Curso de Letras)

 

(Noite)

Formação cultural (oficinas)

Local: UFFS – 19h00 às 21h00

19h00-21h00 - Dança Contemporânea (Ministrante: Ana Paula Moraes Dutra) 20 vagas
19h00-21h00 - Oficina de Libras (Ministrante: Prof. Carmen Elisabete de Oliveira) 15 vagas

 

17/10

Visitações das Escolas da Região

Local: UFFS – Campus Realeza

Manhã – 08h00 às 11h00

Tarde – 14h00 às 16h30min

Inscrições para as oficinas