UFFS – Campus Realeza atende 25 professores em projeto de formação continuada em Ciências Naturais

Publicado em: 03 de abril de 2013 14h04min / Atualizado em: 12 de abril de 2017 10h04min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza iniciou mais projeto que busca ofertar formação continuada a professores da região Sudoeste. Aprovado com recursos do MEC, por meio da Ação 20RJ, o “Projeto Formação continuada em Ensino de Ciências para professores das séries iniciais de Realeza/PR e região” atende 25 professores dos municípios de Realeza e Santa Izabel do Oeste. Os encontros ocorrerão semanalmente até o final do ano no Campus Realeza.

O curso de formação busca resgatar, melhorar e orientar as concepções sobre Ciências Naturais e seu ensino, a linguagem científica e os conceitos correlatos, o uso de recursos e instrumentos didáticos no Ensino de Ciências Naturais para as séries iniciais. “Esses recursos podem ser experimentos com material de baixo custo, uso de áudio, vídeo, imagens, jogos adaptados. No que se refere aos instrumentos, temos mapas conceituais, diagrama 'V', que ajudam no planejamento de aulas e compreensão de conceitos”, destaca o coordenador do projeto, professor Julio Trevas.

O professor ainda explica que a utilização desses recursos serve para qualquer nível ou idade de aprendizado. “Esses elementos fazem com que o estudante fique mais interessado e motivado a participar da atividade proposta, além de compreender que ciências não é algo difícil, limitada a pessoas com determinada habilidade. A ideia é justamente que esses participantes entendam que ciência significa se relacionar de uma forma harmoniosa com o mundo que o cerca”, defende Trevas.

Espera-se que esse primeiro processo de formação continuada consiga promover algumas mudanças na prática docente, bem como nas concepções sobre as Ciências Naturais e os temas tratados nas séries iniciais.