UFFS – Campus Realeza promove audiências públicas sobre expansão de cursos
Essa primeira audiência é destinada a discutir as demandas de formação inicial e continuada de professores, tomando por base: a ampliação do direito à educação; a educação integral; a iniciação à pesquisa no contexto escolar; as mudanças sociais e culturais no mundo contemporâneo e seus impactos e desafios para a educação.

Publicado em: 09 de outubro de 2013 13h10min / Atualizado em: 31 de março de 2017 08h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza irá promover um amplo debate regional sobre a expansão da oferta de cursos na instituição. O objetivo é realizar um ciclo de audiências setoriais, que culminará com a realização de uma audiência pública, no dia 13 de novembro. A iniciativa é do Conselho Comunitário e da equipe diretiva do Campus Realeza.

Ao todo, serão realizadas três audiências setoriais, envolvendo entidades educacionais, da agricultura, governamentais e não governamentais. O primeiro debate será com o Setor Educacional, no dia 16 de outubro, a partir das 13h30min, no Auditório do Campus Realeza.

De acordo com o diretor do Campus Realeza, José Oto Konzen, os debates propõem um estreito diálogo com região, já que a UFFS é uma instituição que nasceu do movimento social e está vinculada ao projeto político de interiorização das universidades públicas federais. “É nesse conjunto de olhares que se justifica fazermos o debate, imaginando que as entidades da região têm uma percepção aguda das dificuldades e dos anseios sociais. Por outro lado, cabe à universidade ouvir, sistematizar e responder adequadamente a essas demandas”, explica.

As audiências setoriais visam preparar os participantes para a Audiência Pública do dia 13 de novembro. “Com o debate mais localizado, identificamos os grandes temas, projetamos as preocupações que temos e as ações que imaginamos ser adequadas, além de elaborar perfis que possam responder às preocupações levantadas. No início da UFFS, o diálogo foi mais centralizado nas áreas da educação e agricultura, agora agregamos o debate sobre desenvolvimento e gestão. A partir dessas três linhas esperamos mapear outros temas e áreas”, comenta Konzen.

Os temas em relação à expansão também são o foco do Conselho de Campus, que está organizando grupos de trabalho no âmbito interno da instituição, por iniciativa da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão. Os resultados serão levados à audiência final, dia 13 de novembro.

Confira o calendário das pré-audiências dos outros setores:

Audiência: Setor da Agricultura

Data: 23/10/2013

Horário: 13h30min

Local: Assessoar – Francisco Beltrão. Rua General Osório, 500.

Objetivo: Destina-se a discutir a expansão de cursos voltados ao processo de produção e desenvolvimento da agricultura familiar, às tecnologias, inovações e agroindústrias, atentando à pluralidade de sujeitos, à diversidade de situações, aos saberes da agricultura, à sucessão familiar e às perspectivas de oferta de cursos em regime de alternância.

Público-alvo: entidades e organizações regionais vinculadas à agricultura: ASSESOAR, FETRAF, CRESOL, UNICAFES, SISCLAF, GGETESPA, SISCOOPAFI, CENATER, EMATER, Secretarias Municipais da Agricultura, SEAB, ASSEMA, ASSEC, CMDRs e entidades similares, comunidade acadêmica da UFFS – Campus Realeza.

Audiência: Desenvolvimento e Gestão

Data: 30/10/2013

Horário: 13h30min

Local: Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná – Francisco Beltrão. Rua Florianópolis, 478.

Objetivo: destina-se a discutir a gestão integrada dos processos de desenvolvimento regional, envolvendo a gestão dos municípios, de cooperativas, de unidades familiares e de micro e pequenas empresas.

Público-alvo: Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Cacispar, SEBRAE, SESP, SENAI, AMSOP, ACAMSOP 13/14, secretarias de trabalho, conselhos municipais do trabalho, sindicatos urbanos, comunidade acadêmica da UFFS–Campus Realeza.