UFFS - Campus Realeza faz avaliação do Pibid e projeta novas ações para 2014

Publicado em: 11 de dezembro de 2013 13h12min / Atualizado em: 23 de março de 2017 13h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu um encontro com todos os participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ( Pibid). O objetivo do evento realizado na terça-feira (10) era fazer uma avaliação das ações e práticas docentes desenvolvidas, além de projetar o futuro do programa que em 2014 passará a ter cinco subprojetos.

No Campus Realeza, o Pibid iniciou em 2011 e foi desenvolvido pelos cursos de Ciências Naturais e Letras: Português/Espanhol. Essa primeira edição do programa contou com 32 bolsistas e cinco professores supervisores nas escolas. Foram parceiros nesse trabalho o Colégio Estadual Doze de Novembro, Escola Estadual Dom Carlos Eduardo e Colégio Estadual João Paulo II, todos de Realeza. No evento, todos os participantes fizeram relatos sobre a experiência vivida ao longo de dois anos e meio do programa.

De acordo com o coordenador Acadêmico do Campus Realeza, Clóvis Alencar Butzge, o Pibid promoveu um grande avenço na relação entre escola e universidade. “Além disso, há uma importante contribuição para a formação desses bolsistas, que trabalharam junto com professores das escolas e professores da UFFS. Para 2014, a projeção é de termos 69 bolsistas e que irão atuar em seis escolas nos municípios de Realeza, Santa Izabel do Oeste e Capanema. A intenção é ampliar cada vez o programa”, destacou.

Também participaram do encontro o pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida, que falou sobre a valorização dos cursos de licenciaturas na UFFS, e o coordenador de gestão do Pibid, Jeferson Saccol Ferreira, que comentou sobre a estruturação do programa e destacou o crescimento no número de subprojetos para 2014. “Hoje, a UFFS conta com 205 bolsistas, 29 supervisores e 18 coordenadores. Já para o próximo ano serão mais de 400 bolsistas, sendo que pouco mais de 20% desse total são do Campus Realeza, é um crescimento expressivo, que irá demandar um grande esforço e também vai contribuir para o fortalecimento dessas licenciaturas”, completou Ferreira.

Para 2014, a UFFS – Campus Realeza irá desenvolver cinco subprojetos, sendo um na área de Letras: Português/Espanhol e outros quatro na área das Ciências: um em Ciências Biológicas, um em Química, um em Física e um projeto interdisciplinar em Ciências da Natureza.

Serão parceiros as seguintes instituições de ensino Colégio Estadual Doze de Novembro, Escola Estadual Dom Carlos Eduardo, Colégio Estadual João Paulo II, Colégio Estadual de Flor da Serra, todos de Realeza. Em Santa Izabel do Oeste, será o Colégio Estadual Guilherme de Almeida e, em Capanema, o Colégio Estadual Rocha Pombo.