UFFS – Campus Realeza participa de discussões para modernização do SIF-Aves
Projeto tem como objetivo promover a atualização do Regulamento de Inspeção Industrial de Produtos de Origem Animal

Publicado em: 24 de setembro de 2018 17h09min / Atualizado em: 25 de setembro de 2018 08h09min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma das entidades parceiras no projeto de revisão e modernização do Sistema de Inspeção Federal de abatedouros de aves (SIF-Aves). O trabalho é coordenado pela Embrapa Suínos e Aves (SC) e pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a colaboração de especialistas de universidades.

Entre os dias 18 e 20 de setembro, o professor da UFFS – Campus Realeza, Antonio Carlos Pedroso, participou de mais um encontro. Período em que foram apresentados os resultados parciais do projeto de modernização, bem como traçado o plano de atividades para o próximo ano, já que a finalização das atividades está prevista para julho de 2019. A reunião técnica ocorreu na Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia-SC.

Entre os dias 18 e 20 de setembro, o professor da UFFS – Campus Realeza, Antonio Carlos Pedroso, participou de mais um encontro (Divulgação/Embrapa)

Entre os assuntos abordados na reunião estavam: procedimentos de inspeção ante e post mortem de aves; perigos associados ao consumo de carne de frango; resultados exploratórios de contaminação em carcaças pelas bactérias Campylobcter spp. e Salmonella ssp.; revisão bibliográfica da pododermatite, lesões na pele que atingem as patas dos frangos de corte.

Iniciado em 2016, o projeto tem como objetivo promover a atualização do Decreto 30.691/1952 - Regulamento de Inspeção Industrial de Produtos de Origem Animal. Na época em que foi aprovado, o Decreto foi considerado um avanço para a proteção da saúde da população, entretanto hoje a legislação encontra-se defasada cientificamente.

O projeto busca fornecer bases técnico-científicas para a elaboração de uma nova norma, que tenha como principal premissa o risco do alimento para a saúde do consumidor.

*Com assessoria da Embrapa