UFFS - Campus Realeza tem primeira colação de grau durante Sessão Solene de Conselho

Publicado em: 08 de abril de 2014 12h04min / Atualizado em: 16 de março de 2017 08h03min

Alegria, agradecimentos e comemoração, palavras que resumem o momento vivido pela acadêmica Daiana Ragazzon, primeira formanda do curso de Ciências Naturais pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. A solenidade de colação de grau foi realizada, na noite de segunda-feira (7), durante a Sessão Solene do Conselho de Campus e contou com a presença do reitor, Jaime Giolo, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Joviles Trevisol, equipe diretiva do Campus Realeza, conselheiros, coordenação de curso, demais membros da comunidade acadêmica e familiares.

Formada em Administração, Daiana decidiu entrar na área da educação para buscar novos conhecimentos, além de buscar uma nova atuação profissional. “Era muito nova quando me formei pela primeira vez, mas quando veio a universidade aqui para Realeza, minha cidade, aproveitei a oportunidade. Pretendo continuar avançando na minha formação, buscando fazer um mestrado e até um doutorado”, comentou.

Durante a colação de grau, o reitor da UFFS, Jaime Giolo, expressou agradecimentos e desejou sucesso para a formanda. “Que os próximos desafios sejam superados com cabeça erguida, pois coisas boas se fazem com vontade e alegria”, ressaltou.

O curso de Ciências Naturais - Licenciatura

Quando criado, em 2010, o curso denominava-se Ciências: Biologia, Química e Física - Licenciatura, com a proposta de promover a formação na área de Ciências em quatro anos, habilitando o professor para atuar no Ensino Fundamental. Era possível, a critério do ingressante, a escolha também por outra formação que lhe permitisse atuar no Ensino Médio nas áreas de Biologia, Química ou Física, sendo necessário permanecer mais um ano e meio na universidade. Em 2012, optou-se pela reconstrução dessa proposta, passando a existir três novos cursos de licenciaturas: Ciências Biológicas, Química e Física, no Campus Realeza e Cerro Largo (RS). Além disso, manteve-se a matriz curricular do curso criado em 2010, que passou a denominar-se Ciências Naturais.

As turmas que haviam ingressado nos anos de 2010, 2011 e 2012 no curso de Ciências: Biologia, Química e Física – Licenciatura puderam fazer a migração para as novas licenciaturas, fazendo o aproveitamento de disciplinas já cursadas e com aprovação. Entretanto, alguns acadêmicos optaram por apenas concluir a formação em Ciências Naturais.

De acordo com a coordenadora do curso, Danielle Nicolodelli Tenfen, na época, apenas a sexta fase teria a opção de permanecer no antigo curso ou optar pela migração, sendo ao restante dos acadêmicos apenas válida a migração. “Apenas 12 acadêmicos permaneceram no curso de Ciências Naturais e desse total, a Daiana está concluindo o curso regularmente. Foi importante essa escolha do colegiado pela manutenção do curso de Ciências Naturais, pois faltava muito pouco para a diplomação dos acadêmicos da sexta fase”, destacou.