UFFS faz apresentações teatrais em colégios e escolas de Realeza

Publicado em: 01 de novembro de 2013 15h11min / Atualizado em: 27 de março de 2017 13h03min

O projeto de extensão do Grupo de Teatro La Broma e projeto cultural “Joaninha ou o que é”, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, estão fazendo apresentações especiais nos colégios e escolas de Realeza e região. Na quinta-feira (31), o grupo esteve na Escola Municipal Universidade da Criança, com a peça “Marcelo, marmelo, martelo”, inspirada na consagrada obra da literatura infantojuvenil brasileira "Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias", da escritora Ruth Rocha.

A peça conta a história do garoto Marcelo, que resolve criar o próprio dicionário, trocando as palavras usuais. Em seu vocabulário, colher vira mexedor, cachorro vira latidor e leite é suco de vaca. Com essas invenções, ele cria uma série de confusões e situações embaraçosas.

De acordo com a coordenadora dos projetos, professora Ana Carolina Teixeira Pinto, as apresentações culturais contribui para a formação de plateia, além de estreitar a relação entre escolas e universidade. “Proporcionamos às crianças o contato com as artes cênicas com uma peça que traz uma problematização sobre os relacionamentos a partir da língua. Outro ponto importante é o reforço na interação entre os acadêmicos e o mundo escolar”, enfatizou.

Na opinião de uma das coordenadoras pedagógicas da escola, Rose de Almeida, a oportunidade é maravilhosa, já que os pequenos podem ver e participar de uma peça teatral, o que contribui para o aspecto cultural. “Além disso, quando a gente faz referência aos acadêmicos da UFFS, de certa forma, estamos introduzindo na cabecinha dos nossos alunos o valor e a importância da universidade no contexto do município, porque amanhã ou depois eles também poderão estudar lá”, ressaltou.

A peça “Marcelo, marmelo, martelo” também será apresentada na próxima segunda-feira (04), na Casa da Cultura de Realeza, para os alunos da Escola Municipal 24 de julho. Serão duas sessões, a primeira às 8h, e a segunda às 14h. Já no dia 5 de novembro, o grupo vai à Escola Municipal Menino Jesus, às 15h. No dia 6 de novembro, será feita a apresentação da peça em espanhol “Un rapido dispado”, no Colégio Estadual Guilherme de Almeida, que irá realizar uma gincana em língua espanhola.