V Movida Cultural Hispânica da UFFS é realizada em escola estadual

Publicado em: 26 de junho de 2018 16h06min / Atualizado em: 26 de junho de 2018 17h06min

A Escola Estadual Dom Carlos Eduardo de Realeza foi palco da V Movida Cultural Hispânica promovida pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, na tarde desta terça-feira (26). Esta é a primeira vez que o evento é realizado em uma escola e envolveu a participação dos alunos do 6º ao 9º ano em oficinas interativas e apresentações artísticas voltadas para o ensino de Língua Espanhola.

Inspirados no movimento contracultural espanhol “La Movida”, ocorrido no final dos anos 70 e começo dos 80, o evento tem como objetivo oferecer à comunidade o contato com a cultura de países hispano-americanos, incentivando a compreensão social, artística e cultural do mundo hispano. Nesta edição, foram enfatizadas as contribuições poéticas de escritoras de Língua Espanhola, como as obras da mexicana Laura Esquiel, da argentina Olga Orozco e da chilena Gabriela Mistral, entre outras.

Apresentações artísticas foram realizadas pelo Grupo Teatral La Broma (Ariel Tavares/UFFS)

As oficinas foram organizadas pelos acadêmicos da 5ª fase do curso de Letras – Português e Espanhol, fazendo parte das atividades avaliativas do componente curricular Literatura Hispânica III, ministrado pela professora Ana Carolina Teixeira Pinto. As apresentações artísticas foram feitas por meio do Programa Cultural "Joaninha ou o que é?", envolvendo a apresentação do Grupo Teatral La Broma. As atividades são realizadas também em parceria com a Coordenação Adjunta de Cultura do Campus Realeza.

Nesta edição do evento, foram enfatizadas a contribuições poéticas de escritoras de língua espanhola (Ariel Tavares/UFFS)

A coordenadora do evento, professora Ana Carolina Teixeira Pinto, comentou que novas atividades serão desenvolvidas ao longo do segundo semestre na escola. "A intervenção não ficará apenas neste evento da Movida, pois realizaremos mensalmente outras atividades que promovam a Língua Espanhola, seja por meio de oficinas ou com apresentações culturais, envolvendo teatro, música, exibição de filmes. O objetivo é atingir todos os alunos desta escola para que eles conheçam mais sobre a cultural hispânica e a importância das relações interculturais", explicou.

Para a diretora da Escola Estadual Dom Carlos Eduardo, Adriana Sassi, o evento, assim como a parceria com a Universidade, estimulam os alunos a buscarem o aprendizado de uma língua estrangeira. " O fato dos acadêmicos da UFFS virem até a escola estimula os nossos alunos a buscarem pelo curso de Língua Espanhola no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM), além de apresentarem a cultura dos nossos países vizinhos", comentou.