VII SEPE no Campus Realeza totaliza 157 apresentações de trabalhos
Uma das novidades nas apresentações foi o formato de pôster, que reuniu 10 trabalhos

Publicado em: 26 de outubro de 2017 15h10min / Atualizado em: 26 de outubro de 2017 15h10min

O Campus Realeza reservou a quarta-feira (25) para a realização do VII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE). O evento institucional é caracterizado pela apresentação e discussão de trabalhos de cunho científico desenvolvidos por estudantes de Graduação e Pós-Graduação e professores da UFFS. Nesta edição, totalizaram 157 apresentações.

Segundo o coordenador acadêmico, Marcos Antonio Beal, o saldo do evento é positivo, já que houve um aumento no número de trabalhos inscritos. "Entendemos que esse incremento de aproximadamente 10% no número de trabalhos representa o esforço do corpo docente para estimulação da pesquisa, sendo também um desdobramento dos cursos de Pós-Graduação. Nesse sentido, tivemos um salto, pois temos hoje um curso stricto sensu e outros dois lato sensu em atividade", destacou.

A novidade nesta edição do SEPE foi a estreia de um novo formato de apresentação, o pôster, uma modalidade solicitada pela comunidade acadêmica, conforme apontou Beal. "O formato de apresentação em pôster era muito reivindicado, mas pela quantidade de avaliadores foi algo que não conseguíamos implementar nos anos anteriores. Porém, neste ano conseguimos reunir um grupo maior de avaliadores e possibilitamos esse tipo de apresentação. O incremento no número de trabalhos também está associado a essa modalidade", explicou.

Do número total de trabalhos, 59 fazem referência ao Ensino, 42 à Extensão e 56 à Pesquisa. Entre os assuntos abordados, estão estudos envolvendo experiências de estágios, monitorias do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina Veterinária e Agricultura Familiar, estudos de caso realizados na Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU) e Clínica-Escola de Nutrição, entre outros.

Jornada de Iniciação Científica (JIC)

Dos 188 trabalhos inscritos para a Jornada de Iniciação Científica (JIC) – evento que foi realizado na segunda (23) e terça-feira (24), no Campus Erechim – 25 são resultados de pesquisas desenvolvidas no Campus Realeza, local escolhido para sediar a JIC em 2018. Os trabalhos foram avaliados por pesquisadores da UFFS e representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ao final do evento, foi selecionado o melhor trabalho em cada uma das três grandes áreas do conhecimento (Ciências da Vida / Engenharias, Ciências Exatas e da Terra / Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), que receberam o Prêmio Jovem Pesquisador. Os acadêmicos premiados recebera,m o valor de R$ 1 mil e serão inscritos para apresentarem os seus trabalhos na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), que ocorrerá durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2018.

Receberam o Prêmio Jovem Pesquisador: Gabriela de Aguiar, pelo trabalho “Ser-estar-entre-línguas-culturas: Políticas Linguísticas e Educação de Estudantes Indígenas em Chapecó-SC”, área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Jhenifer Cintia Beneti, com o trabalho “Avaliação dos Cães Domiciliados do Município de Realeza-PR”, área de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; e Mariluci dos Santos Fortes, por “Perfil de Pacientes com Hiperferritinemia atendidos em uma Clínica Escola de Nutrição de um Município do Sudoeste do Paraná”, área de Ciências da Vida.

*Com a colaboração da ASCOM Erechim