Atualizações da ABNT para trabalhos acadêmicos já são obrigatórias na UFFS
Manual e modelos pré-formatados estão atualizados e disponíveis para auxiliar a comunidade acadêmica a entender as novas regras

Publicado em: 12 de março de 2024 14h03min / Atualizado em: 14 de março de 2024 10h03min

Sabe aquelas regras que temos que seguir sempre à risca na hora de escrever um trabalho acadêmico, as chamadas normas da ABNT? Pois é, se você já estava craque no uso delas, saiba que ocorreram algumas mudanças e que já estão valendo na UFFS desde o início deste ano letivo. As bibliotecárias Daniele Rohr, Jane Lecardelli e Suelen Spindola Bilhar vão ajudar a entender quais são e o porquê dessas alterações.

Como explica Suelen, as mudanças mais significativas foram:

- fim do uso de caixa alta dentro dos parênteses (para a indicação de autoria);

- obrigatoriedade de uso de itálico em expressões latinas;

- paginação e/ou localização em citações diretas de documentos eletrônicos e/ou não paginados;

- o ponto final deve ser usado para encerrar a frase e não a citação.

“Essa nova edição contemplou pontos que na norma anterior não existiam, até por conta do contexto da época. Na norma anterior, não havia a previsão de como fazer uma citação direta de documentos que não fosse apenas com a indicação da página. Nessa atualização foi implementada a possibilidade de indicação de localização, por exemplo, para informações que estão on-line. Não foram muitas alterações, mas são muito usadas, com certeza o autor vai ter que conferi-las para produzir um texto de acordo com a nova NBR 10520”, comenta Suelen.

As regras foram atualizadas em 19 de julho de 2023, mas passaram a ser obrigatórias nos trabalhos da UFFS em 4 de março de 2024. De acordo com Jane, “sempre existe um período de transição a fim de permitir que os trabalhos em andamento possam ser adequados e, também, para que as instituições possam atualizar e disponibilizar os novos materiais”. Suelen considera que, na UFFS, o período entre a publicação da nova edição e a data definida como uso obrigatório possibilitou essa transição e fez com que o Sistema de Bibliotecas pudesse realizar todas as alterações necessárias no Manual de Trabalhos Acadêmicos e nos modelos pré-formatados.

No site da UFFS já está disponível o Manual de Trabalhos Acadêmicos atualizado, confira em https://tinyurl.com/bdz29bux. Na mesma página, é possível encontrar também os modelos pré-formatados de artigo científico, projeto de pesquisa, relatório técnico-científico, TCC, dissertação e tese, resenha e recensão e modelo resumido para trabalhos de disciplinas. “Para auxiliar no uso correto dos modelos, foi preparado um material de apoio focado nos programas Microsoft Word e Libreoffice Writer, com instruções escritas e quatro tutoriais em vídeo”, destaca Daniele. Esses tutoriais são encontrados no mesmo link informado anteriormente. 

O que é a ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é um órgão responsável pelas normalizações técnicas no Brasil. “Por exemplo, você já pensou a dificuldade que seria se, ao usar diferentes teclados de computadores, cada tecla, em cada teclado, estivesse numa posição diferente? Esse é um problema que a ABNT procura evitar. Por isso que estar ciente sobre as normas vigentes é tão importante: garante um padrão e, em se tratando de normas relacionadas à escrita científica, permite, também, que exista uma evolução do saber - além de evitar o plágio, que é crime”, comenta Suelen.

De acordo com Jane, as normas da ABNT voltadas para a escrita científica e acadêmica propiciam: estabelecer padrões para a redação científica; facilitar o compartilhamento da produção científica entre os pesquisadores; distinguir facilmente o que foi escrito pelo autor dos trabalhos acadêmicos e o que foi retirado de outras fontes; evitar o plágio. “Para os calouros, a dica é que passem a se familiarizar com as normas já a partir do ingresso no curso. Isso facilitará a compreensão de textos científicos e a escrita de trabalhos acadêmicos. Dessa forma, quando o uso da norma for realmente cobrado - o que costuma acontecer na fase de escrita do TCC - ela já estará internalizada e o estudante poderá focar seu trabalho na realização da sua pesquisa”, sugere Daniele.