Aula inaugural da pós-graduação no Campus Realeza destaca desafios na formação de leitores

Publicado em: 11 de março de 2013 09h03min / Atualizado em: 27 de março de 2017 13h03min

Leitura, formação de leitores e desafios. Esses temas foram apresentados na aula inaugural da pós-graduação em Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, na última sexta-feira (8). Tanto estudantes da pós quanto da graduação participaram da palestra com o professor Ricardo André Ferreira Martins, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) – Campus Irati.

O curso de pós-graduação é voltado para aqueles que possuem diploma de graduação em Língua, Literatura e áreas afins. A carga horária total é de 432 horas.

No cerimonial de abertura, o coordenador da especialização, professor Sérgio Roberto Massagli, deu boas-vindas aos novos estudantes e apresentou o corpo docente do curso. “Vamos trabalhar diversos componentes curriculares, que se dividem basicamente entre o ensino de língua, tanto língua portuguesa como estrangeira, e literatura, tendo como mediação entre essas duas áreas as teorias sobre a leitura”, ressaltou.

Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Martins apresentou alguns dados que preocupam, como a questão do analfabetismo funcional no país. Com base no Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional, ele expôs que 75% dos brasileiros entre 15 e 64 anos são analfabetos funcionais. Para o professor, uma das alternativas para minimizar o problema é a federalização do ensino fundamental.

Martins também ressaltou a importância da criação de novas universidades longe dos grandes centros, destacando o programa de expansão do ensino superior realizado pelo governo federal. “O Brasil é muito grande para que comunidades como esta fiquem isoladas, sem oportunidade de prosperarem e formarem novos profissionais. Há necessidade de professores de língua estrangeira e portuguesa e literatura. São eles que formam os leitores nas outras áreas, e é bom que haja a possibilidade de formar esses quadros na região”.

Professora no Colégio Estadual Rocha Pombo, na cidade de Capanema, Cleusa Piovesan é uma “caloura” na pós-graduação e conta que a expectativa é grande. “Como Realeza fica perto de onde moro, aproveitei para fazer o curso, ainda mais porque na região não existem cursos que trabalhem essas áreas. Meu objetivo é aprender novas práticas pedagógicas para cativar os alunos a gostarem de literatura, disciplina que trabalho”, comentou.