CNPq aprova 20 bolsas para mestrados e doutorados da UFFS
A PROPEPG e os programas de pós-graduação definirão os critérios de distribuição das bolsas

Publicado em: 21 de setembro de 2023 14h09min / Atualizado em: 22 de setembro de 2023 15h09min

O Comitê Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou a concessão de 20 bolsas para a pós-graduação da UFFS, sendo 10 para mestrado e 10 para doutorado. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG) e as coordenações dos programas de pós-graduação definirão os critérios para a distribuição das bolsas, que vão beneficiar estudantes dos cursos de mestrado e doutorado da Instituição.

As bolsas são resultantes da Chamada CNPq Nº 69/2022, lançada em 17 de novembro de 2022 e que teve como data limite para submissão de propostas o dia 23 de dezembro de 2022. Como explicou a professora Margarete Dulce Bagatini, por meio dessa chamada as instituições foram convidadas e enviar projetos institucionais para pesquisa e pós-graduação, atendendo à missão do CNPq de fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação de excelência. “Como diretora da Diretoria de Pós-Graduação, na época, escrevi o projeto, juntamente com a equipe, contemplando todos os programas de pós-graduação, para obtermos o número máximo de bolsas que o edital permitia. No caso, 10 bolsas de mestrado e 10 bolsas de doutorado”, comenta Margarete. O valor das bolsas segue a tabela do CNPq, que é de R$ 2.100,00 mensais para mestrado (total de 24 meses) e R$ 3.100,00 para doutorado (total de 48 meses).

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, “as vinte novas bolsas de mestrado e doutorado do CNPq estão chegando num momento muito oportuno. No próximo ano, implantaremos quatro novos cursos de PG, sendo três doutorados (Ciência e Tecnologia Ambiental, Desenvolvimento e Políticas Pública e História) e um mestrado (Enfermagem). Para esses cursos, em especial, as bolsas serão fundamentais para os estudantes e para a qualificação dos cursos. Além das bolsas do CNPq, os novos cursos terão as bolsas da CAPES, da UFFS e, oportunamente, das demais agências estaduais de fomento. Neste momento, estamos definindo os critérios para a alocação das bolsas do CNPq entre os 21 cursos de mestrado e doutorado. Os critérios serão discutidos com os coordenadores de pós-graduação na próxima reunião do Fórum dos Coordenadores de PG. O financiamento é uma dimensão essencial para a pós-graduação, a pesquisa e a inovação. Priorizaremos fortemente a captação de novas bolsas e de recursos externos junto às agências de fomento e outras instituições”.