Comitiva da Unila visita UFFS para troca de experiências sobre Comissão de Ética

Publicado em: 17 de novembro de 2015 00h11min / Atualizado em: 17 de novembro de 2015 00h11min

Na semana que passou, grupo de servidores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) esteve em visita técnica a UFFS para troca de experiências e análise das práticas da Comissão de Ética das duas instituições. Pela Unila participaram os servidores Fernando Haetinger Masera da Silva, Helen Jane Passeri e Alexandre Beló, e pela UFFS Nádia Teresinha da Mota Franco, presidente da Comissão de Ética, e Ana Paula Balestrin.

Entre os assuntos tratados no encontro, a utilização do instituto da conciliação, com o objetivo de dirimir eventuais conflitos de forma amistosa. Conforme Nádia da Mota Franco, “a conciliação é uma solução para o conflito, aceita pelas partes, que tanto pode ocorrer no âmbito de um procedimento formal (como o Procedimento Preliminar das Comissões de Ética, por exemplo) quanto fora dele. Sendo o caráter educativo uma das primeiras atribuições da CE, a conciliação é importante instrumento para a sua consecução”.

Ainda quanto ao aspecto educativo, foi abordada durante a troca de experiências a plena vigência do Código de Conduta Ética da UFFS, o qual traz preceitos de conduta com temas ligados ao contexto universitário, entregue aos servidores quando ingressam na UFFS. No período da tarde, os visitantes acompanharam ainda a primeira parte de reunião ordinária da Comissão de Ética da UFFS, cuja pauta inicial era a revisão do seu regimento interno.

Ao término do encontro, Nádia Teresinha da Mota Franco agradeceu a visita, que em sua visão é importante “para o compartilhamento de informações sobre a forma de condução dos trabalhos das comissões de ética de entidades de mesma atividade, o que pode produzir uma maior qualificação do trabalho de ambas”.