Comunidade é convidada a apoiar demandas da ABEU à SESU
Reivindicações visam desenvolver e aprimorar os trabalhos das editoras universitárias

Publicado em: 30 de outubro de 2023 12h10min / Atualizado em: 07 de novembro de 2023 19h11min

A Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), da qual a Editora UFFS faz parte, entregou em 20 de setembro uma carta à secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Denise Pires de Carvalho, na qual apresentou duas demandas consideradas de suma importância para as editoras universitárias. Para que estas solicitações sejam atendidas, a entidade está pedindo o apoio da comunidade em geral, para divulgá-las e apoiá-las.

Conforme a ABEU, a primeira demanda é a “suspensão da restrição que impede a contratação de profissionais essenciais para as editoras ligadas às universidades públicas. Essas contratações são fundamentais para a manutenção da qualidade e eficiência das atividades dessas editoras, que desempenham um papel vital na disseminação do conhecimento acadêmico no país”.

A segunda demanda é “o estabelecimento de uma política nacional dedicada às editoras universitárias, a qual deverá ser adequadamente consagrada em um marco regulatório. Esta política, quando devidamente implementada, contribuirá significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do setor das editoras universitárias no Brasil, beneficiando a comunidade acadêmica e, por consequência, a sociedade como um todo”.

Para que os pedidos sejam atendidos, a ABEU e suas associadas estão buscando apoio junto à comunidade. Uma das iniciativas é um abaixo-assinado, para que se estabeleça um marco regulatório para as editoras universitárias. A Editora UFFS também está compartilhando materiais sobre o tema em suas redes sociais, que podem ser replicados por todos que estejam dispostos a ajudar.

Link para o abaixo-assinado da ABEU.

Link para a carta entregue pela ABEU à secretária de Educação Superior do MEC.

Instagram da Editora UFFS @editorauffs.