Curso de enfermagem realiza primeira Semana Acadêmica

Publicado em: 06 de outubro de 2011 09h10min / Atualizado em: 22 de março de 2017 09h03min

As políticas públicas de saúde são o principal tema abordado na I Semana Acadêmica  do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que acontece conjuntamente com o II Seminário de Gestão do Trabalho e I Seminário de Educação na Saúde. As atividades acontecem nos dias 6 e 7, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.

Além da UFFS, também estão na organização do evento o Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES) da Macrorregião Extremo Oeste II de Santa Catarina e a Secretaria da Saúde de Chapecó. Durante a abertura, o reitor da UFFS, Jaime Giolo, afirmou que a universidade veio para contribuir em várias frentes com as comunidades regionais, e a saúde é uma das áreas escolhidas pela instituição. “Com o decorrer do tempo vamos nos integrando na sociedade. No futuro teremos mais condições de estar muito mais presente no dia a dia das pessoas, seja no ensino, na pesquisa ou na pós-graduação”.

Durante os dois dias, profissionais de saúde e de educação, gestores de saúde, docentes e comunidade acadêmica acompanham a programação composta de palestras, mesas-redondas e momentos culturais. Na quinta-feira os temas enfocados são, pela manhã,  “A política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil: um Retrato da EPS em Santa Catarina e na Macrorregião Extremo Oeste II”. À tarde acontecem duas mesas-redondas: sobre “Politicas de Gestão do Trabalho em Saúde” e “Cargas de trabalho presentes no cotidiano dos profissionais de saúde”.

Na sexta-feira 7, a programação prossegue com os temas “Políticas de formação dos profissionais de saúde no Brasil e em Santa Catarina” e também “Diretrizes da promoção da saúde do trabalhador e humanização”.