Dia do Livro é comemorado com semana de conscientização

Publicado em: 25 de outubro de 2011 08h10min / Atualizado em: 22 de março de 2017 09h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) preparou uma programação especial nos cinco campi para comemorar a Semana do Livro e da Biblioteca, entre os dias 24 e 29 de outubro. Por meio de exposição de banners e de incentivo à leitura responsável, o principal objetivo da Semana é conscientizar sobre o uso adequado dos materiais bibliográficos e equipamentos de informática emprestados.

Além dos banners alertando para a importância da utilização correta dos livros e de alguns cuidados que podem ser tomados pelos usuários, outra iniciativa das equipes de bibliotecários da UFFS foi o de expor em locais bem visíveis alguns dos materiais danificados. Conforme a chefe da Divisão de Bibliotecas, Adriana Cativelli, os casos de depreciação são variados, entre eles manchas originadas por vários produtos, anotações e riscos nas margens e falta de cuidado no transporte, o que pode ocasionar problemas nas lombadas dos livros. “O acervo é novo e precisamos pensar nos estudantes que precisarão utilizar os livros e equipamentos nos próximos anos”, salienta Adriana.

Para o bibliotecário do Campus Erechim, Cristiano Silva de Carvalho, na Semana Nacional do Livro deste ano a UFFS optou por enfatizar o “cuidar' do acervo bibliográfico, tendo como fundamento a responsabilidade de cada pessoa ao receber o livro como fonte de conhecimento. Para ele, “é necessário lembrar não somente das nossas necessidades, mas também das gerações futuras, que passarão pela UFFS.  O bem público é fruto do trabalho de todos, não é só meu ou dele, é nosso”. Já na opinião da bibliotecária do Campus Chapecó, Soraya Waltrick, estas datas são importantes para despertar e promover o hábito de leitura, ao mesmo tempo em que se intensifica a divulgação dos usos e serviços da biblioteca. Na visão de Soraya, os acervos poderiam ser melhor utilizados. “Estão à disposição muitas publicações que poderiam complementar a leitura indicada pelos professores”.

Para a estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Erechim, Daniele Busetto,  os estudantes da UFFS já têm acesso “a materiais diferenciados, como empréstimos de notebooks. Temos que valorizar isso. O dinheiro que é utilizado na manutenção desses materiais danificados poderia ser usado para a aquisição de novos equipamentos”.  Para Sheila Andrade, do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Erechim, os estudantes devem honrar os compromissos assumidos. “Na medida em que emprestamos qualquer material da instituição assumimos uma responsabilidade que deve ser cumprida. Precisamos cuidar do que é público, pois também é nosso”.