Editora UFFS participa de quatro feiras de livros em outubro
Feira específica para livros de acesso aberto é novidade entre as participações da Editora UFFS

Publicado em: 09 de outubro de 2023 12h10min / Atualizado em: 10 de outubro de 2023 13h10min

Durante o mês de outubro, a Editora UFFS divulga seus livros, todos de acesso aberto, em quatro feiras. A primeira participação, de 3 a 5 de outubro, foi na 4ª Feira do Livro da Editora da Unicamp. As próximas serão a 3ª Feira de Livros da Editora Univille, de 16 a 31 de outubro, a Lombada da PUCPR, de 16 a 31 de outubro, e a 1ª Feira do Livro de Acesso Aberto da Editora UEMG, de 18 a 31 de outubro.

A feira da Universidade de Campinas (Unicamp) ocorreu em formato híbrido, com atividades presenciais e virtuais, o que possibilitou a participação da Editora UFFS. Além do destaque de dez títulos na página do evento, o catálogo completo da editora ficou disponível para acesso dos visitantes.

Com o lema “Um mundo sustentável com ciência e arte”, a feira da Universidade da Região de Joinvile (Univille) também será realizada em formato híbrido, de 16 a 20 de outubro presencialmente e até 31 de outubro virtualmente, ocasião em que a Editora UFFS apresentará seu catálogo. O objetivo principal da feira é oportunizar o acesso, a disseminação e o incentivo à leitura de livros produzidos por editoras universitárias que integram a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), como é o caso da Editora UFFS, além de editoras comerciais e regionais.

A feira da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), organizada conjuntamente pelas editoras PUCPRESS e Arte & Letra, também se realiza de modo híbrido. Tanto na feira da Univille quanto na feira da PUCPR será a segunda participação consecutiva da Editora UFFS, que, além de apoiar as iniciativas das outras editoras associadas da ABEU, amplia a divulgação de suas obras e conquista novos leitores. As feiras virtuais foram uma iniciativa da ABEU, em 2020, a fim de aproximar as editoras universitárias do seu público-alvo em todo o país, sem as barreiras geográficas impostas pelos eventos presenciais.

A grande novidade neste ano é a 1ª Feira do Livro de Acesso Aberto da Editora UEMG. O evento faz parte das atividades culturais comemorativas aos 15 anos da Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais. Com apoio da ABEU, além dos livros próprios, a feira divulgará obras de acesso gratuito de editoras universitárias nacionais. O objetivo, segundo Gabriella Noronha, coordenadora da Editora UEMG, “é divulgar amplamente à comunidade livros acadêmicos de download gratuito, democratizando o acesso ao material produzido pelas editoras universitárias”.

O acesso aberto tem sido tema de estudos e discussões frequentes nos últimos anos, com a participação efetiva da ABEU. Antonio Marcos Myskiw, que, além de diretor da Editora UFFS, é diretor da ABEU Sul, destaca a missão das editoras universitárias de “contribuir para que conhecimentos e saberes se disseminem, com grande permeabilidade entre aqueles que deles necessitem”.

Em 2023, o tema do 5º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica, realizado em Lavras, MG, no qual a Editora UFFS participou, foi “Ciência aberta, acessos e acessibilidade”. Durante o evento, foi elaborada a carta aberta intitulada “Por uma política nacional do livro universitário: conhecimento e ciência para a reconstrução democrática do país”, que defende a “ampliação de políticas públicas que viabilizem a atuação das editoras universitárias, para que possam continuar cumprindo seu dever de disseminar o conhecimento produzido nas instituições de ensino superior”.

Myskiw enfatiza que “a Editora UFFS sempre produziu livros de acesso aberto, cujo propósito é partilhar o saber, maximizando a acessibilidade, a visibilidade, o uso e o impacto acadêmico, social e cultural das obras publicadas”.