Enem é a porta de entrada para a UFFS

Publicado em: 17 de outubro de 2011 08h10min / Atualizado em: 22 de março de 2017 09h03min

Nos dias 22 e 23 de outubro, mais de 5 milhões de estudantes vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota do Enem é utilizada como única forma de entrada em 30 universidades federais do país.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Enem tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas nas universidade federais, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

UFFS

A Universidade Federal da Fronteira Sul possui um Processo Seletivo por ano, mas para concorrer às vagas de graduação na UFFS, o candidato precisa fazer o Enem e, depois, se inscrever no Processo Seletivo da instituição. Sendo assim, a nota do Enem é o referencial básico para o ingresso.

A UFFS também aplica o fator escola pública, em que o aluno recebe uma bonificação de acordo com o número de anos estudados em escola pública no ensino médio. A bonificação é 10% ao ano estudado em escola pública, ou seja, se o estudante cursou os três anos do ensino médio na escola pública, ele ganha 30% sob a nota do Enem.

De acordo com o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, o fator escola pública corrige uma distorção que acontece no ensino superior brasileiro em que a minoria, que estuda em escola privada, no ensino médio, passa a ocupar a maioria das vagas no ensino superior. Atualmente, a UFFS possui 95% de alunos vindos da escola pública.

ENEM

No Enem são quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. No primeiro dia, são as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia são as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Nos dois dias de provas, os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h pelo horário de Brasília, por isso é recomendado os estudantes chegarem aos locais das provas até às 12h. Além disso deve-se levar um documento de identificação original com foto.

Para realizar a prova é permitido somente o uso de caneta esferográfica preta em material transparente. O uso de caneta de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

Outras dúvidas sobre o Enem podem ser tiradas no site: http://enem.inep.gov.br/