Estudantes da UFFS vão realizar o Enade nesse domingo (26)
390 estudantes estão inscritos

Publicado em: 24 de novembro de 2023 10h11min / Atualizado em: 24 de novembro de 2023 14h11min

Nesse domingo (26), 390 estudantes concluintes de 14 cursos da UFFS e que integram o ciclo avaliativo realizarão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, considerando os conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação, a evolução das competências e habilidades previstas para a ampliação da formação acadêmica e profissional, além da atualização dos estudantes diante da realidade nacional e global.

O Enade 2023, conforme o EDITAL Nº 37, DE 25 DE MAIO DE 2023, avaliará cursos, por intermédio do desempenho dos estudantes, vinculados ao Ano I do Ciclo Avaliativo, definido pela Portaria Normativa MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018, que correspondem às seguintes áreas de conhecimento e eixos tecnológicos: cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins; cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; cursos superiores de tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

Estudantes ingressantes e concluintes habilitados que correspondem as áreas do ciclo avaliativo devem obrigatoriamente estar inscritos. A condição de regularidade do estudante fica documentada no histórico escolar.

A aplicação das provas do Enade 2023 ocorrerá dia 26 de novembro de 2023 e seguirá o horário de Brasília-DF, conforme descrito a seguir:

Abertura dos portões

Fechamento

Início da prova

13h30

Término da prova

17h30

Os estudantes devem acessar o sistema enade.inep.gov.br para conferir o local de prova que está informado no cartão de confirmação da inscrição e comparecer na data e local confirmado munido da documentação necessária para a realização da prova conforme disposto no Edital nº 37.

É importante para os estudantes que pretendem colar grau ainda este ano observar o EDITAL Nº 75, DE 5 DE OUTUBRO DE 2023, que dispõe sobre as regras complementares e que contemplam as especificidades. Orienta-se aos estudantes que leiam os editais e estejam atentos aos requisitos necessários para a garantia da regularidade, para que possam colar grau e receber o diploma da graduação.

A Procuradoria Educacional Institucional da UFFS, ano a ano, tem tomado todos os cuidados, orientando e acompanhando o desenvolvimento do processo e auxiliando as coordenações dos cursos para que o processo do Enade na UFFS ocorra com tranquilidade.

Enade

Desde 2004, o Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que engloba a avaliação de cursos de graduação e a avaliação institucional. Esses elementos formam um conjunto avaliativo essencial para apurar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no Brasil. Os resultados do Enade, combinados com as informações do questionário do estudante, são insumos utilizados para calcular os indicadores de qualidade da educação superior.