Eventos institucionais reuniram cerca de 6 mil pessoas nos campi da UFFS
Portas Abertas, SEPE, JIC, Simpós-Sul e Feira da Cantu ocorreram de forma integrada entre 16 e 20 de outubro

Publicado em: 26 de outubro de 2023 10h10min / Atualizado em: 26 de outubro de 2023 11h10min

A terceira semana de outubro foi de intensa movimentação nos campi da UFFS devido a realização de diversos eventos de forma integrada. Em todas as atividades, estiveram envolvidas cerca de seis mil pessoas, entre estudantes da graduação e pós-graduação e servidores da Universidade, alunos e professores de escolas de educação básica e acadêmicos e docentes de outras instituições de ensino superior.

Nos campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza foi realizado o evento Portas Abertas, no qual são apresentados os cursos e serviços da UFFS para a comunidade externa. Cerca de 3,9 mil estudantes, de 130 escolas, participaram das atividades nos cinco campi: Cerro Largo recebeu 650 alunos de 19 escolas; Chapecó 720 alunos de 16 escolas, Erechim 1,2 mil alunos de 32 escolas, Laranjeiras do Sul 700 alunos de 50 escolas e Realeza recebeu 600 alunos de 15 escolas.

Em Laranjeiras do Sul, além do Portas Abertas, o campus também sediou a V Feira de Ciências da Cantu, no dia 19 de outubro. O evento contou com a participação de, aproximadamente, 700 apresentadores de trabalhos, entre estudantes, professores, técnicos e profissionais de instituições de ensino fundamental, médio e superior. A feira envolveu em torno de duas mil pessoas, entre apresentadores e visitantes.

Todos os campi da UFFS também sediaram a 12ª edição do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), de 16 a 20 de outubro, que contou com a apresentação de 380 trabalhos: foram 64 trabalhos em Cerro Largo, 65 em Chapecó, 90 em Erechim, 46 em Laranjeiras do Sul, 56 em Passo Fundo e 59 trabalhos em Realeza. Ao todo, 446 trabalhos foram submetidos ao XII SEPE, 324 estão finalizados e prontos para publicação e 56 ainda em submissão.

Outros dois eventos foram realizados de forma conjunta, a XIII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC) e o III Simpósio de Pós-Graduação do Sul do Brasil (Simpós-Sul), de 17 a 19 de outubro. A JIC recebeu 236 submissões e todas foram aceitas para apresentação. No Simpós-Sul foram 176 submissões e 27 apresentações. Estima-se que em torno de 2 mil pessoas tenham sido envolvidas e impactadas, mas os eventos ainda não terminaram, haverá sessão de encerramento e premiações em 10 de novembro, às 10h, com transmissão on-line.

Avaliação

A vice-reitora da UFFS, Sandra Simone Höpner Pierozan, que coordenou o XII SEPE, parabeniza “a todas e todos que se envolveram na organização e na participação de uma semana cheia de atividades nos campi da Universidade”. Segundo ela, o evento atendeu as expectativa para o momento, considerando que as comissões trabalharam intensamente para fazer o SEPE, mesmo com pouco tempo para isso.

“É ótimo saber que a quantidade de trabalhos apresentados e a presença de visitantes externos foram marcantes. Isso destaca o potencial e a relevância dos nossos cursos de graduação e pós-graduação, dos projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura. Sinaliza que temos estudantes, docentes e técnicos que, além de comprometidos com as atividades cotidianas da Universidade, dos cursos e setores, podem contribuir, e muito, com a região onde estamos inseridos”, comenta. Em breve será divulgado um instrumento para coleta de sugestões que auxiliará na preparação da edição de 2024.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, o significativo número de trabalhos apresentados na JIC e no Simpós-Sul deste ano demonstra a consolidação desses dois encontros no calendário de eventos do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE). “Realizamos a primeira edição da Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC) em 2011 com pouco mais de uma dezena de trabalhos”, recorda.

“Hoje o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica envolve 266 bolsistas e uma centena de voluntários. Concedemos anualmente 77 bolsas do CNPq, 40 da Fundação Araucária, 32 da FAPERGS e 117 da UFFS. Nesse programa, são investidos cerca de R$ 2.234.400 anualmente, sendo R$ 1.117.800,00 de agências externas e R$ 982.800,00 de recursos da UFFS. O PIBIC tem tido um crescimento de cerca de 200% ao ano. A pós-graduação stricto sensu também tem crescido bastante. Alocamos anualmente 151 bolsas de mestrado e doutorado para cerca de 749 pós-graduandos matriculados, sendo 97 bolsas da CAPES, 34 da UFFS e 20 do CNPq”, comenta.

“Além do papel formativo, esses dois eventos cumprem uma outra finalidade importante. Eles promovem prestação de contas e transparência, por meio das apresentações e dos anais, a comunidade acadêmica e regional conhece os resultados dos projetos desenvolvidos. A JIC e o SIMPÓS-SUL contribuem para popularizar a pesquisa e inserir os jovens no extraordinário mundo da educação, da ciência, da tecnologia e da inovação. Todos os setores da universidade estão muito comprometidos com esses eventos. No próximo ano, a JIC e o Simpós-Sul serão ainda maiores e melhores. Vamos incorporar algumas melhorias sugeridas pela PROPEPG, CAPPG, avaliadores externos do CNPq, Comitê Científico etc.”, finaliza.