III Jornada de Formação de Monitores de Ensino iniciará em 9 de novembro
Conferência de abertura abordará os desafios dos processos de ensino e aprendizagem e terá transmissão on-line

Publicado em: 01 de novembro de 2023 10h11min / Atualizado em: 01 de novembro de 2023 14h11min

No dia 9 de novembro, será iniciada a III Jornada de Formação Inicial e Continuada de Monitores de Ensino 2023/2024. O evento terá cinco etapas, e a primeira será a conferência de abertura com o tema “Desafios dos processo de ensino e aprendizagem: atenção, foco e concentração”, com a professora Mariane Inês Ohlweiler, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A conferência iniciará às 15h e será transmitida pelo canal Practice UFFS, no Youtube.

Não é necessário realizar inscrição para participar da conferência de abertura. Uma lista de presença será disponibilizada no chat do YouTube durante a transmissão. Cada uma das etapas seguintes será divulgada individualmente na Agenda de Eventos do site da UFFS, conforme ocorrer a confirmação dos palestrantes. O enfoque será na aproximação com a prática docente no Ensino Superior, socialização de experiências, tecnologias e metodologias de ensino, abordagem de políticas de inclusão e saúde mental discente.

Conforme a equipe organizadora do evento, os temas abordados nesta 3ª edição vieram da avaliação da edição anterior, feita por aqueles que estiveram envolvidos nos projetos de monitoria de ensino. A proposta é que a reflexão dessas temáticas oportunize a qualificação dos monitores nessas áreas, além permitir a discussão sobre outros aspectos das monitorias de ensino que venham a ser debatidos durante o evento.

Monitorias

O Programa de Monitorias de Ensino está previsto na Resolução Nº 31/CONSUNI/CGAE/UFFS/2021 e entre as ações previstas está a formação inicial e continuada dos monitores, que é executada pela Comissão Institucional de Monitorias de Ensino, pelas comissões locais dos campi, assim como pelos coordenadores e colaboradores de projetos de monitorias de ensino.

Galeria de Imagens: