Inscrições para pós-graduação na área de Filosofia podem ser feitas até sexta-feira (15)

Publicado em: 11 de março de 2013 08h03min / Atualizado em: 27 de março de 2017 13h03min

Interessados em cursar pós-graduação na área de Filosofia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)-Campus Erechim têm até sexta-feira (15), para fazer sua inscrição no processo seletivo da especialização em Epistemologia e Metafísica. Conforme o coordenador da Pós-graduação Lato Sensu, professor Vanderlei de Oliveira Farias, a área do conhecimento vem tendo destaque nos últimos anos, voltando a ser cobrada no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e em diferentes campos do mercado de trabalho.

Segundo ele, há também a intenção de a UFFS passar a oferecer um mestrado com foco nesse recorte da Filosofia, que trata, entre outras questões do conceito de ciência, de conhecimento, da relação entre mente e mundo. “Para quem tem intenção em fazer um mestrado na área a especialização pode ser um primeiro passo”, explica.

O curso de pós-graduação em Epistemologia e Metafísica oferece 35 vagas e é gratuito. As aulas vão acontecer nas sextas à noite e sábados durante o dia.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas nos editais números 309/UFFS/2012 e 008/UFFS/2013. Também é possível tirar dúvidas por meio do e-mail: sec.posgrad.er@uffs.edu.br.

Filosofia em destaque

A partir de 2013, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados reincluiu ao conteúdo de disciplinas cobrado na primeira fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) questões relativas à Filosofia. Conforme Farias, o principal argumento em favor da implantação da Filosofia no conteúdo programático da prova é de que o mundo atual exige cada vez mais a formação de um advogado que não seja um repetidor de leis e normas e sim um profissional capaz de interpretar essas regulamentações.

Da mesma forma, a Filosofia também é, desde 2006, disciplina obrigatória no Ensino Médio. No entanto, segundo Farias, para além desses espaços, estudar Filosofia tem obtido reconhecimento porque proporciona uma boa maneira de aprender a pensar e questionar mais claramente diversos assuntos. “Os métodos do pensamento filosófico podem ser úteis em variadas situações, uma vez que, ao analisar argumentos a favor e contra qualquer posição, adquirimos aptidões que podem ser aplicadas em outras áreas da vida”, explica.

Como exemplo ele afirma que a Filosofia é cada vez mais usada por administradores, já que as empresas precisam de discussões éticas. “As empresas lidam ainda com questões ligadas ao belo. A estética é parte da discussão daquilo que é vendável”, argumenta.

O professor diz que, atualmente o mundo precisa de pessoas criativas, inovadoras, capazes de saber perguntar. “A reflexão filosófica se torna de suma importância para a formação intelectual das pessoas. A Filosofia se caracteriza sobretudo por sua compreensão global em relação ao mundo circundante, como uma espécie de visão ampla acerca dos fatos cotidianos. Diferentes áreas do conhecimento vem percebendo a importância da Filosofia na formação de profissionais diferenciados para o mercado”, conclui.