MEC lança pacto universitário pela promoção da paz e dos direitos humanos

Publicado em: 11 de outubro de 2016 10h10min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 09h01min

No próximo mês de novembro está previsto o lançamento do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos, uma parceria do MEC com a Secretaria Especial de Direitos Humanos. O objetivo da ação é a superação da violência, do preconceito e da discriminação no ambiente universitário, por meio do desenvolvimento de atividades educacionais e da proteção e promoção dos direitos humanos nas instituições de educação superior (IES).

Cada IES signatária, de acordo com sua identidade e possibilidade, desenvolverá atividades nos eixos de Ensino, Pesquisa, Extensão, gestão e convivência. O texto orientador está aberto para consulta pública neste link, e o prazo de sugestões é até o dia 14 de outubro. Na cerimônia de lançamento, em novembro, serão disponibilizados os termos de adesão das IES, das demais Instituições Apoiadoras, bem como outros encaminhamentos.

A UFFS tem a defesa dos direitos humanos como princípio. Isto está expresso em seu Estatuto desde a sua criação. De acordo com o coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos Marcelino Chiarello/UFFS, Tulio Vidor, “além da promoção dos direitos humanos como temática nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, a constituição do CRDH/UFFS representa a vontade institucional de promover a educação em direitos humanos aliada ao atendimento dos casos concretos de violação desses direitos”.

Para Vidor, o Pacto Universitário proposto pelo MEC e pela SEDH “é de extrema importância na consolidação da cultura dos direitos humanos como componente de todos os saberes, além de direcionar as atividades universitárias junto às comunidades em consonância com essa premissa. Conhecer o Pacto, participar com sugestões e cobrar que suas instituições sejam signatárias é papel de todo universitário defensor dos direitos humanos”.