Migração será tema de eventos nesta semana no Campus Chapecó
Programação, nos dias 21 e 22, terá relatos de experiências, roda de conversa, socialização de pesquisas e conferências

Publicado em: 18 de setembro de 2023 14h09min / Atualizado em: 18 de setembro de 2023 17h09min

Nesta semana, será realizado o II Seminário de Pesquisa sobre Migração: fortalecendo redes de apoio e o II Encontro Sul-brasileiro dos Estudantes Imigrantes no Ensino Superior, na UFFS – Campus Chapecó. Serão dois dias de programação com relatos de experiências, mesa de socialização de pesquisas, roda de conversa, apresentação de trabalhos e conferências. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o primeiro dia do evento, 21 de setembro, pelo link https://forms.gle/b1iuC6Z1ev4J661J9.

A programação terá início na manhã do dia 21, quinta-feira, a partir das 10h, com relatos institucionais de experiências relacionadas ao atendimento a imigrantes no campo da saúde, com a participação de representantes do curso de Medicina da UFFS – Campus Passo Fundo e dos cursos da área da saúde da UFFS – Campus Chapecó. Às 13h30 haverá mesa de socialização de pesquisas sobre migrações com instituições e pesquisadores convidados e, na sequência, a partir das 15h30, será realizada uma roda de conversa com instituições que possuem programas voltados ao ingresso/inserção de estudantes no ensino superior. A tarde terá, ainda, espaço para relatos de experiências de estudantes imigrantes no ensino superior.

Na noite de quinta-feira, às 19h30, será realizada a conferência de abertura com o tema “Políticas migratórias e o cenário atual: desafios e direitos”, com a participação de Paulo Illes, do Ministério da Justiça (MJ); João Chaves, da Defensoria Pública da União (DPU/SP); Adriano Pistorello, do Centro de Atendimento ao Imigrante (CAM) da Universidade de Caxias do Sul (UCS); Antônio José Moreira da Silva, da Procuradoria Federal (PF); e Simão Baran, do Ministério Público (MP/SC).

A manhã do dia 22, sexta-feira, será dedicada às apresentações de trabalhos. Conforme a coordenação dos eventos, ao todo, 44 trabalhos foram submetidos em forma de resumo. Eles estão distribuídos em 5 eixos temáticos: Migração, educação e interculturalidade; Migração e saúde; Migração e trabalho; Migração e direitos humanos; e Migração e acolhimento. Os títulos e autores dos trabalhos e horário estimado de apresentação podem ser encontrados na página do Portal de Eventos: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/spm/about

Ainda na sexta-feira, a partir das 13h30, será realizada a conferência “Para o imigrante, a pátria é a terra que lhe dá o pão”, com o padre Alfredo Gonçalves, da Missão Paz, de São Paulo. Em seguida haverá relatos de experiências de imigrantes no Brasil, com a presença de Abdul Jarour, da ONG Identidade Humana, de São Paulo, assim como dos professores Milka Noemi Zeballos Vasquez, da UFFS, e Guillermo Omar Orsi, da Unochapecó. Também haverá espaço para relatos de representantes das associações de imigrantes haitianos e venezuelanos no Brasil.

Organização

De acordo com os organizadores, a programação do evento foi construída a partir de diálogos entre a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFFS, a Comissão Institucional Pró-Imigrante, as instituições parceiras,  a Unochapecó, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Chapecó e a Pastoral do Migrante.

O conjunto de atividades tem o intuito de promover diálogos entre estudantes, pesquisadores, instituições e todos aqueles que se interessam pela temática da imigração na UFFS e fora dela. Entende-se que o fenômeno migratório atual precisa ser compreendido, de modo a sensibilizar e buscar caminhos cada vez mais humanitários para essa questão, visando fomentar políticas públicas voltadas à população migrante do seu entorno.