Practice abre seleção para bolsistas e estagiários
São disponibilizadas 14 vagas para bolsistas e 4 vagas para estágios não obrigatórios

Publicado em: 18 de julho de 2023 17h07min / Atualizado em: 19 de julho de 2023 13h07min

O Programa de Ampliação e Consolidação de Tecnologias e Inovação no Contexto Educacional (Practice) publicou, nesta semana, editais de seleção para bolsistas e estagiários. O Edital nº 554/GR/UFFS/2023 disponibiliza 14 vagas para estudantes interessados em atuar como bolsistas nas áreas de Mídia e Desenvolvimento de Software. Já o Edital nº 555/GR/UFFS/2023 oferta 4 vagas para estágio não obrigatório a acadêmicos do curso de Ciência da Computação do Campus Chapecó.

Seleção de bolsistas

Estão aptos a se inscrever para o edital de bolsistas os estudantes que estejam regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFFS, desde que o curso não seja em regime integral, e que tenham disponibilidade de 20 horas semanais para participar das atividades do programa. Serão aceitas apenas as inscrições de alunos que tenham completado no máximo 85% da carga horária total de seus cursos.

O envio da inscrição deve ser feito até o dia 30 de julho exclusivamente pelo e-mail practice@uffs.edu.br, seguindo as instruções relativas à documentação que constam no item 3 do Edital nº 554/GR/UFFS/2023. Os interessados deverão optar por uma das seguintes áreas de atuação: Mídia (12 vagas) ou Desenvolvimento de Software (2 vagas). As atividades a serem desenvolvidas em cada uma dessas área incluem:

Mídia: produção e edição de conteúdo audiovisual digital e design gráfico; produção e edição de áudio; produção e edição de vídeo; gravação de áudio e vídeo; audiodescrição de vídeos; criação e produção de animação; gerenciamento e realização de transmissões ao vivo (live), produção e edição de logotipos, identidades visuais, material de divulgação institucional e acadêmico, cartazes, folders, croquis, entre outras atividades no âmbito do programa.

Desenvolvimento de software: desenvolvimento de sites utilizando html e css; desenvolvimento de aplicações web utilizando Lavarel, React/Node e Pyhton; desenvolvimento de aplicações móveis; manutenção de aplicações web e móveis existentes; configuração de infraestrutura de aplicações; Git e github; desenvolvimento de tutoriais.

Os candidatos serão selecionados por meio da análise dos currículos, avaliação técnica de produto criado (fase da qual só participarão aqueles aprovados na análise das inscrições, seguindo as orientações que constam no item 5 do edital) e entrevista. A divulgação do resultado provisório das inscrições será feita no dia 2 de agosto e o resultado final das inscrições em 4 de agosto. Os aprovados nessa fase terão até 7 de agosto para fazer a entrega do produto. As entrevistas serão realizadas de 9 a 11 de agosto e o resultado final, com os aprovados, vai ser publicado em 17 de agosto.

Aqueles que forem aprovados receberão uma bolsa mensal de R$ 700,00, com vigência de um ano. A prorrogação da bolsa é facultativa, conforme a disponibilidade e o desempenho do bolsista. Os candidatos que não forem selecionados dentro do número de vagas disponíveis irão compor um cadastro de reserva, para que possam ser convocados quando houver disponibilidade de vagas.

Seleção de estagiários

Para participar da seleção de estágio não obrigatório, o candidato não pode possuir vínculo empregatício, deve estar regularmente matriculado e frequentando o curso de Ciência da Computação da UFFS – Campus Chapecó, não estar no último semestre do curso e dispor de 30 horas semanais para as atividades do estágio. A inscrição deve ser feita até o dia 30 de julho por e-mail, seguindo as instruções que constam no item 1 do Edital nº 555/GR/UFFS/2023

Os inscritos serão selecionados por meio de entrevista, análise de histórico escolar da graduação e de currículo, além de análise de material entregue até o dia 7 de agosto. As entrevistas serão realizadas de 9 a 11 de agosto e o resultado provisório sairá no dia 14 de agosto. A publicação do resultado final da seleção está prevista para 24 de agosto.

O candidato aprovado irá realizar as seguintes atividades: desenvolvimento de sites utilizando html e css; desenvolvimento de aplicações web utilizando Lavarel, React/Node e Pyhton; desenvolvimento de aplicações móveis; manutenção de aplicações web e móveis existentes; configuração de infraestrutura de aplicações; Git e github; desenvolvimento de tutoriais. O tempo mínimo de estágio será de 6 meses, prorrogável conforme o interesse e necessidade do Practice por até 2 anos. A bolsa de estágio será de R$ 1.125,69, e o estudante receberá ainda auxílio-transporte no valor de R$ 10,00 por dia, proporcionalmente aos dias efetivamente estagiados presencialmente.