Professores da UFFS lançam livros em dezembro
Livros fazem parte da coleção Biografemas

Publicado em: 23 de novembro de 2023 14h11min / Atualizado em: 28 de novembro de 2023 17h11min

No dia 16 de dezembro, às 17h, na Livraria Humana, em Chapecó, o professor do mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e do curso de História na UFFS – Campus Chapecó Ricardo Machado e o professor do curso de História na UFFS - Campus Erechim Fábio Feltrin lançarão seus livros, da coleção Biografemas, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). 

O livro Félix Peyrallo Carbajal: Atlas Poético, do professor Ricardo Machado, é um ensaio biográfico sobre a vida de Félix Peyrallo Carbajal. Nascido em Montevidéu, filho de uma família de intelectuais, após perder os pais, decidiu lançar-se em viagem pelo mundo encontrando no nomadismo a estética de sua existência. Félix passou seus últimos dias na cidade de Blumenau, onde veio a falecer. Seu túmulo hoje se encontra em Lages, no estado de Santa Catarina, Brasil.

Já o livro Mariano Moreno e seus exílios, do professor Fábio Feltrin, trata sobre a vida do professor, artista, desenhista, engenheiro, agrimensor, esposo, filho, Mariano Moreno. Órfão de pai aos seis anos, foi um homem comum que, devido às suas posições políticas e aos círculos de amizades, teve de fugir da ditadura de Juan Manuel de Rosas. Depois de ser preso nos arredores de Buenos Aires, em 1838, exilou-se em Montevidéu e em Desterro, atual Florianópolis, onde trabalhou em obras públicas e foi professor de desenho, sendo responsável por iniciar Victor Meirelles no mundo das artes

Coleção Biografemas

A coleção coordenada pelo professor Ricardo Machado, inspirada no conceito de biografema forjado por Roland Barthes, apresenta breves ensaios biográficos a respeito de artistas, cientistas, filósofos, educadores que, por algum motivo, hoje se encontram esquecidos ou afastados do cânone artístico e intelectual. Interessa-se por tomar a vida como um percurso que conecta a produção artística e intelectual de uma época, experiências daqueles viveram e/ou produziram à margem do seu próprio tempo ou em deliberado confronto com os cânones estabelecidos.