Restaurantes Universitários da UFFS terão alimentos da agricultura familiar

Publicado em: 15 de julho de 2015 09h07min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 16h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) iniciou no mês de julho três chamadas públicas para credenciamento de cooperativas de agricultura familiar.

A intenção é a elaboração de uma relação de cooperativas de agricultores familiares e os respectivos gêneros alimentícios que comercializam, visando a aquisição desses gêneros para o abastecimento dos Restaurantes Universitários dos campi Realeza (PR), Cerro Largo (RS) e Erechim (RS) pelas empresas cessionárias, responsáveis pela produção e distribuição das refeições. Para o Campus Chapecó, um processo semelhante deve ser iniciado em breve.

De acordo com o presidente da Comissão de Nutrição, Tomé Coletti, a experiência da UFFS na aquisição de alimentos da agricultura familiar é inovadora. “É uma atitude pioneira pois a Instituição optou pela concessão pública do espaço do RU e já no edital da licitação colocamos que a empresa vencedora deveria oferecer refeições nutricionalmente adequadas em termos qualitativos e quantitativos e um dos requisitos para isso é a aquisição de alimentos e insumos da agricultura familiar”, afirma.

Coletti explica que os itens de aquisição não foram listados nos editais das chamadas públicas pois, o objetivo é adquirir o maior número de itens alimentícios. “Após o credenciamento teremos um panorama de tudo que a agricultora familiar das regiões envolvidas tem capacidade de produção”. Segundo Coletti, a expectativa é de que pelo menos 70% dos alimentos necessários para a produção das refeições nos RUs sejam provenientes da agricultura familiar.

Para participar das chamadas, as cooperativas precisam atender ao disposto na Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006, que estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.

A documentação para habilitação deve ser apresentada até o dia 31 de julho para o Campus Erechim, junto à coordenação administrativa do campus, e até 07 de agosto para os campi de Realeza e Cerro Largo. O período de entrega dos alimentos será de julho a dezembro de 2015.

O credenciamento será realizado pela Comissão de Nutrição e Alimentação da UFFS e será divulgada, semanalmente, durante o mês de julho, a lista das cooperativas credenciadas.

Acesse as chamadas: Campus Cerro Largo,Campus Realeza e Campus Erechim.