UFFS é contemplada no Programa Ciência sem Fronteira do CNPq

Publicado em: 07 de outubro de 2011 09h10min / Atualizado em: 22 de março de 2017 09h03min

Está aberto edital para seleção de dois estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para participação no Programa Ciência sem Fronteiras, implementado recentemente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os estudantes interessados têm até o dia 24 de outubro para encaminharem as inscrições.

Podem participar do processo seletivo para obtenção das bolsas na modalidade Graduação Sanduíche no Exterior (SWG), do Programa Ciência sem Fronteiras, os estudantes regularmente matriculados em um dos cursos de graduação ofertados nos cinco campi da instituição, desde que se enquadre nas áreas prioritárias do edital. Também é necessário ser bolsista de iniciação científica, ou de iniciação tecnológica, vinculado a projetos ou programas de pesquisa, da UFFS ou de agências de fomento.

Outra exigência para participação no Programa é ter concluído pelo menos 30% das disciplinas do curso que frequenta na UFFS, ou ter cursado pelo menos metade das disciplinas de um curso de duração equivalente, na mesma área ou em área afim, em outra instituição de ensino superior, anteriormente ou concomitantemente a seu ingresso na UFFS. Outro item levado em conta na seleção é ter conhecimento suficiente do idioma para o desenvolvimento das atividades na instituição de destino.Entre os objetivos do programa estão o de aperfeiçoar a formação dos estudantes no exterior e estimular suas competências e habilidades para o desenvolvimento científico e tecnológico, o empreendedorismo e a inovação.

Os selecionados terão direito a bolsas com duração de seis meses, podendo chegar a doze meses, quando o plano de atividades incluir estágio de pesquisa ou inovação/tecnologia em indústria, centro de pesquisa ou laboratório. Não será permitida a prorrogação de bolsa.

Os critérios de seleção, cronograma, formulário de inscrição e outras informações podem ser conferidas no Edital N° 145/UFFS/2011.