UFFS é uma das organizadoras do I Encontro Pan-Americano Sobre Manejo Agroecológico das Pastagens

Publicado em: 30 de setembro de 2011 09h09min / Atualizado em: 22 de março de 2017 09h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma das instituições realizadoras do evento, que acontece entre nos dias 29, 30 e 1º de outubro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.

O vice-reitor da UFFs, Antônio Inácio Andrioli, foi um dos convidados para falar na abertura do evento. A coordenação do curso de Agronomia do Campus Chapecó participou da Comissão Organizadora do Encontro.Em palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentação de trabalhos científicos, o Encontro tem como principal ponto de discussão e difusão de conhecimentos o  Pastoreio Racional Voisin (PRV) e sua aplicação em países das Américas. Foi uma oportunidade também de troca de experiências sobre produção agroecológica entre os painelistas e o público participante.

Na sua fala durante a abertura, Antônio Andrioli salientou que fazer parte da organização de um evento deste porte e importância é muito importante para a UFFS, “já que a agroecologia é um dos princípios norteadores da instituição desde sua criação”. O dirigente mencionou também os quatro cursos de Agronomia com Ênfase em Agroecologia oferecidos nos campi de Chapecó, Cerro Largo, Erechim, Laranjeiras do Sul.

Na ocasião, Andrioli sugeriu um ponto de reflexão: “o que tem sido feito nos cursos de Agronomia até o momento? Uma mudança na forma de pensar dos pesquisadores poderá se refletir numa mudança na forma de produção daqui para frente”. Também estiveram presentes na abertura oficial os coordenadores das Unidades Seminário da UFFS, Darlan Kroth, e da Unidade Bom Pastor, Antonio Valmor de Campos. A programação durante os três dias está sendo acompanhada por professores e estudantes dos cursos de Agronomia da UFFS.