UFFS e Universidade de Lisboa firmam parceria para implantação de projeto-piloto em escolas públicas de Chapecó e região
Projeto “Nós Propomos!” pretende identificar, pesquisar e apresentar propostas de resolução de problemas territoriais

Publicado em: 17 de julho de 2023 17h07min / Atualizado em: 18 de julho de 2023 10h07min

No ano de 2011, o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT – ULisboa) idealizou o projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”, cujo objetivo central é identificar, pesquisar e apresentar propostas de resolução de problemas territoriais, através de uma parceria entre universidade e escolas de educação básica. A proposta deu tão certo que se difundiu por diversos países da Europa, América Latina e África. Recentemente a UFFS aderiu ao projeto por meio da assinatura de um acordo de cooperação com o IGOT.

A solenidade que marcou a parceria entre o IGOT – ULisboa e a UFFS ocorreu no dia 20 de junho durante a programação do evento “Ensino, Pesquisa e Extensão: Interfaces entre a graduação e a pós-graduação em Geografia”, que contou com a presença de Sergio Claudino, professor auxiliar do IGOT e idealizador do projeto “Nós Propomos!”. Estiveram presentes no momento da assinatura, além do reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, diversos representantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da UFFS. “Trata-se de um acordo que abre ao fortalecimento dos laços com a comunidade escolar regional, pois alicerça os processos de pesquisa, ensino e extensão, bem como, serve como dispositivo prospectivo à internacionalização”, destaca a professora Adriana Maria Andreis.

No termo de cooperação firmado com o IGOT, a UFFS se compromete a iniciar a implantação do “Nós Propomos!” em escolas de ensino fundamental e médio de Chapecó e municípios vizinhos a partir de junho de 2023, estendendo as atividades até maio de 2024, como um projeto-piloto. Está prevista para o mês de outubro de 2023 a realização de um seminário para que os envolvidos possam compartilhar suas experiências nos primeiros meses de projeto. A renovação da parceria será automática após a primeiro ano de vigência.

Galeria de Imagens: