Evento do curso de Geografia trará a Chapecó o professor Sergio Claudino, da Universidade de Lisboa
Na programação estarão atividades com professores, discentes e egressos da graduação e mestrado em Geografia da UFFS, participantes da RP e PIBID, assinatura de acordo internacional e diálogo com a CRE/SC e AMOSC

Publicado em: 20 de junho de 2023 08h06min / Atualizado em: 20 de junho de 2023 14h06min

Inicia hoje, dia 20, e segue até amanhã, no Campus Chapecó, o evento "Ensino, Pesquisa e Extensão: Interfaces entre a graduação e a pós-graduação em Geografia", promovido pelos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia dos campi Chapecó e Erechim da UFFS. Entre os destaques da programação estará a presença de Sergio Claudino, professor auxiliar do Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial (IGOT) da Universidade de Lisboa/Portugal, que participará de diversas atividades ao longo da programação.

“Claudino cunhou um conceito muito importante para a Geografia, que é a cidadania territorial”, afirma a professora Adriana Maria Andreis. Esse conceito nasceu de um projeto chamado “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” criado por meio do IGOT, em 2011, e que atualmente abrange, além de Portugal, a Espanha e diversos países da América Latina e da África.

Como explica Adriana, o projeto de Claudino propõe um trabalho com especificidades como a prospecção de problemas locais, feito pela universidade nas escolas de educação básica, em um processo de formação continuada, que envolve ensino, pesquisa e extensão. Então, na manhã do primeiro dia do evento, junto com o professor, está previsto um diálogo com a Coordenadoria Regional de Educação de Chapecó (CRE/SC) e com a Associação dos Municípios do Oeste de SC (AMOSC), para prospectar parcerias, a fim de que seja realizado um trabalho nesses moldes entre a UFFS e escolas públicas estaduais.

Também no dia 20, à tarde, está prevista a assinatura de um acordo de cooperação entre a UFFS e o IGOT. Adriana explica que a Universidade já tem um acordo de cooperação geral com a Universidade de Lisboa, mas é pertinente que seja feita essa formalização específica com o Instituto para as questões relativas à área da Geografia. A solenidade de assinatura será realizada às 16h, com a presença do reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald.

Ainda na tarde do dia 20, Claudino fará um diálogo com os discentes da graduação e pós-graduação, residentes pedagógicos e pibidianos, às 15h. Para as 17h30 está prevista a realização da 8ª edição do Café Geográfico Integrado. A programação do dia 20 encerrará à noite, a partir das 19h, com a palestra “A pesquisa em Geografia e a interface com a escola”, ministrada pelo professor Claudino, seguida de mesa de diálogo com os egressos do mestrado em Geografia: Dilmar Pfeiffer, Tatiane Ribeiro, Eliane Popp e Eliezer Bosa sobre as contribuições da pesquisa às compreensões geográficas e à docência na escola.

Adriana pontua que a fala de Claudino, junto com a dos egressos, é essencial para que se destaque a força e a perspectiva da pesquisa em Geografia. “Os egressos tematizarão as pesquisas deles realizadas no mestrado, que não são necessariamente sobre educação geográfica, mas mostram o quanto o pesquisar em Geografia é importante para a qualificação da educação básica”, destaca a docente, lembrando que os egressos participantes atualmente são todos professores de escolas de educação básica.

No dia 21 haverá, a partir das 9h, uma reunião com os docentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) para uma análise da pós-graduação no Brasil e na União Europeia, a fim de se pensar as singularidades, possibilidades e desafios, e avaliação do Programa da UFFS, com a participação de Claudino e da professora Helena Callai. À tarde, para fechar o evento, o professor Claudino conversará com os discentes do mestrado em Geografia sobre as singularidades da pesquisa na pós-graduação no Brasil e no exterior e os pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa em Geografia.

Confira mais informações sobre o projeto Nós Propomos no site: http://nospropomos2016.weebly.com/

Galeria de Imagens: